Checklist: Como comprar um apartamento na planta

Checklist: Como comprar um apartamento na planta

26, Nov, 2019

Muitas pessoas desejam comprar um apartamento na planta, mas não sabem por onde começar. A compra de um imóvel em geral é algo que exige bastante atenção dos interessados.

Para facilitar esse processo, nós da Construtora Lorenzini preparamos um checklist para você que deseja comprar um novo apartamento. Com ele você terá uma noção melhor do que é necessário fazer em relação ao imóvel na planta. Acompanhe:

Por que comprar um apartamento na planta?

A compra de um imóvel é um investimento muito almejado, sobretudo por casais que estão iniciando a vida em família. Para muitos, o sonho de ter a casa própria é algo planejado durante muitos anos.

Nesse processo, surgem dúvidas se comprar um apartamento na planta é de fato um bom investimento.

Existem algumas vantagens que podem ser destacadas em relação a um apartamento na planta. E que ajudam a comprovar o quão benéfico pode ser esse investimento ao comprador.

Quem opta por um imóvel direto da planta pode desfrutar de vantagens como:

·        Será um apartamento novo em folha, o que diminui bastante a necessidade de manutenção e reparos para começar a morar;

·        Também não será necessário fazer uma redecoração do imóvel. Por ser o primeiro morador, você poderá deixá-lo ao seu gosto;

·        Você terá tempo para economizar em relação ao pagamento do imóvel. Isso porque é possível quitar cerca de 30% da compra durante o período de construção;

·        Apartamentos prontos costumam ser mais caros do que um na planta;

·        Há um grande potencial de valorização quando o imóvel é comprado na planta. Se no futuro precisar fazer uma mudança de imóvel, este pode valer até 50% mais do que o valor investido na compra.

Viu só como vale a pena comprar um apartamento na planta? Chegou a hora de falarmos sobre todo o passo a passo para a compra. A seguir você conhecerá o checklist que falamos no início do texto.

1) Tenha na ponta da língua o quanto pode investir

Como falado, comprar um apartamento na planta é um grande investimento, assim como a aquisição de qualquer imóvel.

O passo principal na hora de procurar pelo seu apartamento é saber quais são suas condições para investir. Para não dar um passo maior que a perna, é extremamente necessário entender quanto você poderá pagar por esse novo imóvel.

Leia mais: 3 dicas de como sair do aluguel

2) Faça visitas ao novo imóvel

Quando compramos um imóvel na planta, inicialmente, ele não existe. Só temos noção de como ele irá ficar pelas maquetes apresentadas pelas construtoras.

Por isso, é interessante visitar o espaço onde ficará o novo apartamento durante o processo de construção.

Além disso, as visitas o ajudarão o observar o novo bairro, como é a rotina daquele local, quais são os comércios próximos e outras questões. Assim, estará mais habituado na hora da mudança.

3) Conheça o projeto do apartamento

Aproveitando a dica anterior, ao comprar um apartamento na planta não é possível conhecer o projeto de fato. Afinal, ele ainda será construído.

É muito comum nesses casos que sejam feitos espaços decorados, uma simulação de como será o apartamento depois de pronto.

Você pode e deve visitá-lo, pois é uma forma de conhecer e estudar o projeto. Além de ter uma noção mais ampla de como o seu apartamento será no final das obras.

4) Tenha atenção à entrega das chaves

Quando o imóvel está para ser finalizado, é muito importante que o comprador tenha meios de quitá-lo. Neste caso, ele pode inclusive fazer um financiamento sobre o valor restante do apartamento.

Isso ocorre porque as parcelas posteriores ao período de construção são reajustadas pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil). Significa que você pagará um valor enquanto ele está na fase de construção e outro quando as chaves forem entregues.

É preciso ter atenção a isso quando for planejar seus gastos com o novo empreendimento.

Esses sãos os itens que você precisa checar ao comprar um apartamento na planta. Desta forma, a aquisição do seu novo lar será muito mais fácil. E que tal conhecer alguns dos empreendimentos da Lorenzini?

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.