Como vender um apartamento financiado?

14, Jan, 2020

Imóveis são bens que se valorizam com o passar dos anos e o proprietário jamais receberá o mesmo valor de aquisição se optar pela venda. É por isso que muitas pessoas desejam saber como vender um apartamento financiado.

Já faz algum tempo que a venda de imóveis financiados tem se popularizado no mercado imobiliário. De 5 anos para cá, os apartamentos tiveram seu valor aumentado em até 5 vezes mais do que o original. Isso é excelente para proprietários que desejam vendê-los, pois podem lucrar muito.

Então, pensando nisso, a Construtora Lorenzini trouxe neste texto tudo o que você precisa saber para vender seu apartamento financiado. Acompanhe a seguir:


Como funciona a venda?


Muitas pessoas se questionam sobre como vender um apartamento financiado e se isso é realmente possível.

A primeira coisa que você precisa saber é que a possibilidade existe sim. No entanto, o restante do financiamento que falta precisa ser quitado. Isso porque as financiadoras, como a Caixa, por exemplo, não liberam a venda até que o saldo restante seja acertado.


Então, como vender um apartamento financiado?


Se você tem intenção de vendê-lo, pode optar por um novo financiamento, que cubra o valor restante. Essa é uma possibilidade.

O financiamento pode ser feito pelo próprio titular ou ainda pelo comprador que tem interesse pelo imóvel. Nesse caso, o novo irá cobrir o antigo, quitando a dívida que resta. Mas não se preocupe, pois mesmo realizando um novo financiamento, ainda é possível lucrar com a venda.


O que você precisa fazer?


Agora que já sabe que é preciso quitar o saldo devedor com a financiadora, chegou a hora de entender os próximos passos.

Uma das formas de como vender um apartamento financiado é pela quitação do saldo devedor. Você precisa, inicialmente, informar o banco sobre a quitação.

Isso é necessário para que o setor financeiro calcule o valor que resta do financiamento, o que inclui juros e taxas. Desse cálculo, será gerado um boleto de pagamento com o valor restante. Caso a venda do apartamento seja feita, você pode utilizar parte do valor recebido para quitar o saldo devedor.

Depois de pago, a financeira fará um termo de quitação. É com este documento que o trâmite de venda pode prosseguir.

A Alienação Fiduciária é dada baixa junto ao Registro de Imóveis, o que significa que você não possuirá mais pendências relativas ao apartamento.

Com esse processo, você terá direito sobre o imóvel, podendo vendê-lo. Isso também permite fazer uma nova escritura para o apartamento, o que é necessário para transferi-lo ao novo comprador. Então, agora você já sabe como vender um apartamento financiado. É um processo bastante simples.


Cuidados a serem tomados


Para que a venda seja feita em total segurança, é importante tomar algumas precauções. Como vender um apartamento financiado ainda gera dúvidas, preste bem atenção antes de iniciar o processo.

Recomendamos que seja feito um documento conhecido como promessa de compra e venda. Isso garante que ambas as partes envolvidas na negociação tenham os direitos preservados.

Além disso, como proprietário você também precisa ter algumas obrigações. O imóvel deve estar com todas as pendências em dia, tanto judiciais como fiscais. Tendo essas precauções, a venda será feita com segurança. E você? Está pensando em vender o seu apartamento para comprar um novo? Aproveite para conhecer os projetos da Lorenzini. É só clicar aqui


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.