Dicas de como escolher um apartamento

Dicas de como escolher um apartamento

15, Apr, 2020

Muitas pessoas sonham com a casa própria. Porém, quando chega a hora de comprá-la, ficam em dúvida sobre como escolher um apartamento.

A verdade é que essa nem sempre é uma missão fácil: encontrar o apartamento ideal para você e sua família exige considerar uma série de pontos importantes.

São muitos detalhes e possibilidades antes de tomar essa decisão, mas não se preocupe. Neste texto separamos 5 dicas para te ajudar a escolher o melhor apartamento, confira:


1) Avalie a localização


A localização do imóvel é um ponto de extrema importância quando falamos em como escolher um apartamento. e que deve ser analisado com cautela. Isso porque esbarra em questões como segurança, proximidade com o trabalho e escolas, além do comércio no local.


Por isso, é importante verificar:


·        Se o bairro é movimentando, principalmente nos horários em que você e sua família costumam sair.

·        Se há escolas nas proximidades;

·        E observar as opções de transporte que circulam no bairro.


Esses são alguns dos pontos que favorecem uma boa localização.


2) Quais benefícios o condomínio tem a oferecer?


É muito comum que os condomínios ofereçam certos benefícios aos moradores. Entre as dicas de como escolher um apartamento, essa é uma delas.

O condomínio, assim como o imóvel, é o lugar onde você viverá por muitos anos. Assim, é importante conhecer a cultura daquele local, os serviços que são oferecidos, as opções de lazer e outros pontos.

Atualmente, há inúmeros condomínios que possuem áreas de lazer com opções de atividades bem vastas.

Muitos oferecem SPA, espaço gourmet, salões diversos, área esportiva e muito mais. A ideia é entregar ao morador tudo o que ele precisa, evitando saídas. Isso torna o condomínio bastante seguro, o que é bastante positivo.


Fora o lazer, também é importante saber como funciona a limpeza das áreas comuns, coleta de lixo e regras gerais dos serviços oferecidos.

Leia também: Checklist de documentos para compra de imóvel


3) Defina o que a sua família procura


A missão de como escolher um apartamento fica mais fácil quando você tem certeza do que quer. Não é incomum que os casais busquem por um novo lar sem terem definido o que é prioridade.

Neste caso, é importante avaliar alguns pontos, como:


·        Quantas pessoas irão morar no apartamento?

·        Qual deve ser o tamanho da sala, cozinha e dos quartos?

·        Quantos banheiros o apartamento precisa ter?

·        O quarto principal ou os outros dormitórios precisam ter suítes?


Definir esses pontos previamente pode ajudar a encontrar o apartamento ideal com mais facilidade. Afinal, você já terá uma noção do que realmente procura, o que evita encontrar opções que não estejam dentro das suas necessidades.


4) O preço cabe no seu orçamento?


Outro ponto importante a ser definido é quanto você poderá investir para a compra do imóvel. E isso não se resume apenas a curto prazo, é necessário pensar no futuro.

A questão parece até óbvia, mas nem todos pensam sobre. Como escolher um apartamento que caiba no seu orçamento é tão importante como a localização e o espaço da unidade.

O recomendado é optar por unidades cujo investimento não seja maior que 30% da renda mensal. Desta maneira, sobrará dinheiro para o restante das despesas e até mesmo para emergências.


5) Como escolher um apartamento: a área é valorizada?


O apartamento que atende as suas necessidades hoje, talvez não seja o que você precisará no futuro. Os filhos crescem, formam sua própria família e acaba sobrando espaço em casa, e assim começa a busca por um novo lar.


Nesse ponto, conhecer a região é algo necessário. Em alguns casos, uma área pode ter pouco valor no mercado, mas mudar com o tempo, valorizando o local. É uma situação que depende de inúmeros fatores e, na maioria das vezes, não conseguimos prever.


Assim, com calma e paciência, você encontrará o apartamento perfeito para a sua família. A Construtora Lorenzini tem várias dicas para te ajudar a escolher um bom apartamento, acompanhe o nosso blog e saiba mais. 

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.