Aperto de mão casal multiétnico com consultor em casa

FGTS: Tudo o que você precisa saber para usá-lo no financiamento imobiliário

15, Dec, 2022

Você sabia que é possível usar o saldo do FGTS para contratar um financiamento imobiliário? Para quem planeja sair do aluguel, essa é uma alternativa disponível para realizar esse sonho. 


O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) tem baixo rendimento, por isso a recomendação é utilizá-lo. No entanto, recorrer a essa possibilidade não é algo tão simples, visto que existem regras para o processo. 


Para te ajudar, preparamos esse texto com tudo o que você precisa saber para dar entrar no seu sonho da casa própria. Continue a leitura para mais detalhes. 


Afinal, o que é o FGTS?

Essa é uma contribuição obrigatória para todos que trabalham pelo modelo CLT de contratação. Todos os meses, é descontado 8% do valor do salário para depósito no fundo e o trabalhador só o saca em situações específicas. 


Os valores são depositados de maneira automática em uma conta na Caixa Econômica Federal. Se o colaborador passar a vida inteira em um único serviço, ele pode sacar o que acumulou ao se aposentar, por exemplo. 


No entanto, essa não é a única forma de sacar o montante. Hoje existem alternativas como o saque aniversário, onde é possível retirar uma quantidade do valor acumulado por ano. 


Mas, o que realmente interessa para muitas pessoas é a possibilidade de usar o saldo do FGTS para o financiamento imobiliário.  


Pré-requisitos para para utilizar o FGTS 

O FGTS serve como uma proteção ao trabalhador, por isso, o saque voltado a outras finalidades vem acompanhado de regras. Por isso, quem deseja usar esse recurso para sair do aluguel deve se atentar aos pré-requisitos. 


Neste caso, é preciso:

  • Ter ao menos 3 anos de carteira assinada sobre o regime do FGTS, consecutivos ou não;
  • Não ter outro financiamento ativo pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Não ser dono de qualquer outro imóvel residencial na mesma cidade em que mora ou trabalha;
  • A compra do imóvel deve ser para moradia do trabalhador que não pode colocá-lo para locação no período financiado. 

Quem cumpre as regras, pode dar entrada no saque do FGTS para arcar com os custos do financiamento imobiliário. Sobre isso, falaremos mais para frente no texto. 


Condições do imóvel para o financiamento imobiliário

Além das regras para o trabalhador, também é importante ficar atento às condições do imóvel. Existem requisitos voltados ao bem para receber o financiamento, caso contrário, não é possível fazer a contratação. 


No caso, o comprador precisa escolher um imóvel que seja:

  • Para moradia urbana;
  • Usado ou novo, incluindo imóveis na planta; 
  • Livre de pendências na matrículas por dívidas do vendedor;
  • Valor máximo de R$ 1,5 milhão, válido para todo o país; 

Por fim, caso seja usado, o proprietário atual não pode ter dívidas ou o nome cadastrado em órgãos de proteção de crédito. Se estende também caso a compra, por parte do atual dono, tenha sido feita com a utilização do FGTS nos últimos 3 anos. 


Como é feito o saque do FGTS?

Para o mercado imobiliário, o trâmite de saque é menos complexo, sobretudo se for realizado com intermédio de instituições sólidas. O primeiro passo para ter acesso ao valor é comunicar a um agente financeiro, que pode ser um banco, por exemplo. 


A empresa é responsável por comunicar à Caixa sobre a transação para que seja executado o repasse do valor. Ele é destinado diretamente para a conta do vendedor da propriedade, como a construtora ou incorporadora.


Essa liberação só ocorre se o solicitante preencher todos os pré-requisitos citados anteriormente. O mesmo vale para o imóvel que deve estar dentro das condições propostas por essa iniciativa. 


Sabendo disso e estando dentro das regras, resta apenas escolher o imóvel para o financiamento imobiliário. Aproveite para conhecer o nosso portfólio com imóveis em obras ou prontos para morar com tudo o que sua família precisa. É só clicar nesse link para acessar o nosso site. 



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.