Ilustração de uma pessoa organizando o closet

5 dicas para montar o seu closet dos sonhos

22, Dec, 2022

Já imaginou ter um espaço reservado para organização, onde é possível personalizar do seu jeito? O closet é a alternativa perfeita para isso, uma vez que pode ser planejado para otimizar espaços e deixar seus itens pessoais bem organizados. 


Se você sonhou com esse espaço em casa e não sabe como montá-lo, está no lugar certo. Neste artigo, listamos 5 dicas de como planejar e deixar o closet totalmente funcional para o seu lar. Continue a leitura para saber mais. 



1) Avalie o espaço disponível


Para ter um espaço otimizado e que atenda as necessidades da sua casa, o closet precisa focar em algumas especificidades. Neste caso, é preciso selecionar o design do projeto e avaliar as dimensões do espaço disponível – falaremos sobre isso mais para frente. 


Esse guarda-roupas pode ter inúmeras configurações dependendo do espaço disponível, mesmo que pequeno. Normalmente, projetos abertos são uma ótima escolha, principalmente se ocuparem um cômodo inteiro. Ele será como uma extensão do dormitório, entregando uma visualização ampla de todo o espaço. 



2) Atenção às medidas do closet


A parte principal do projeto são as medidas, tanto do armário como um todo, como dos nichos, prateleiras e gavetas. 

  • O espaço destinado às camisas, por exemplo, precisa ter, no mínimo, 30 x 30 cm; 
  • Já os cabideiros devem ter entre 1,2 a 1,6 m para comportar vestidos e casacos longos. Para os homens, a referência é um pouco menor, variando de 0,9 a 1,15m;
  • As gavetas são variáveis dependendo do que será guardado nelas. Para as peças íntimas deve ter de 12 a 15cm, roupas maiores, como pijamas, uma gaveta de 20 cm é suficiente;
  • As jóias podem ficar expostas em uma ilha central ou penteadeira com gavetas, a altura média é de 9 a 12 cm. Normalmente é revestida em vidro para simplificar a visualização das peças; 
  • O maleiro é um espaço necessário e fica na parte mais alta do closet. Deve ter no mínimo 30 cm;
  • Prateleiras deslizantes são perfeitas para as sapateiras, o que facilita encontrar os pares; Esse espaço deve ter entre 12 a 18 cm para sapatos mais baixos e até 24 cm para itens altos. 


Essas são algumas orientações para tornar os espaços funcionais e práticos. Lembrando que o closet é um guarda-roupas totalmente personalizável para atender com facilidade as necessidades da casa. Sendo assim, essas medidas podem sofrer variações. 



3) Projeto luminotécnico


A iluminação é parte importante do projeto e precisa ser muito bem pensada. Pesar a mão no projeto luminotécnico pode causar desconforto e atrapalhar na hora de se arrumar no ambiente. 


Nesse espaço você pode trabalhar com luz direta e focada, mesclando a iluminação com peças difusas. Isso irá atender as demandas e funções que o cômodo pede, principalmente se combinados com mobiliário de tons claros.



4) Utilize os materiais corretos


O closet ideal consegue integrar perfeitamente o espaço disponível com o restante do ambiente. Mas, para chegar a esse resultado, é necessário utilizar os móveis com materiais adequados. 


O mais indicado é que os nichos, prateleiras e gavetas sejam feitas em marcenaria sob medida. Quanto ao material, o MDF é um dos mais populares pela qualidade da madeira, que pode ser revestida com laminados e diferentes tonalidades. 



5) Aposte na personalização do closet


A principal característica desse armário é a capacidade de personalização. Diferente dos guarda-roupas padrões, que são encontrados prontos na loja, o closet pode ser feito de acordo com as necessidades da casa.

Se você precisa de mais espaços para acomodar seus sapatos, o projeto é pensado para atender essa demanda. No final, esse espaço deve ficar funcional e prático para você, facilitando a escolha das roupas e organização. 

Você também pode decorá-lo como desejar, com quadros, espelhos e diversos objetos de decoração. Desde que fique como sempre sonhou, tudo é possível! 


Precisa de mais dicas de decoração para deixar a sua casa com a sua personalidade e preferências? Que tal acessar outros conteúdos disponíveis em nosso blog? Clique aqui para visitá-lo. 

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.