Financiar um apartamento

Financiar um apartamento: 7 dicas para te ajudar a conseguir o lar dos seus sonhos

27, Feb, 2023

Financiar um apartamento é uma excelente opção para quem deseja sair do aluguel, mas não tem todo o valor para pagar à vista. Ao contrário do que se pensa, o valor do imóvel aumenta com o tempo, possibilitando o recebimento dos juros pagos no financiamento no final do prazo de pagamento.


Por isso, preparamos alguns conselhos imperdíveis para você que deseja saber por onde começar e conseguir financiar um apartamento sem dor de cabeça.


1. Verifique como está o seu CPF


Um dos fatores que mais dificulta financiar um apartamento é estar negativado. Sendo assim, verificar se o seu nome tem alguma restrição é crucial. A boa notícia é que você pode fazer isso sem sair de casa, você pode consultar seu CPF gratuitamente de forma online.


2. Confira seu score de crédito


A pontuação do score é um dos muitos fatores que bancos e financeiras podem levar em consideração na hora de financiar um apartamento. Um conselho é olhar para a sua pontuação antes de solicitar aprovação de crédito.


Isso te ajudará a descobrir se precisa ou não aumentá-la e o que pode fazer para melhorar. Você pode até utilizá-la como argumento(caso esteja alta) para que o seu banco melhore as condições ofertadas.


3. Compare as ofertas dos bancos


Primeiramente, é preciso se lembrar que, a melhor taxa nem sempre é encontrada em fontes públicas. Existem inúmeros bancos competindo pelos consumidores nestes tempos de competição feroz.


Embora a Caixa seja normalmente a primeira a vir à mente, ela não tem sido a mais competitiva nos últimos meses.


O benefício dela é que se você já trabalhou com carteira assinada, suas vantagens são a modalidade pró-cotas e a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS.


4. Aproveite as oportunidades de fazer simulações


Talvez você não saiba, mas não é necessário entrar em contato com o banco preferencial para consultar a taxa de juros e custos de financiar um apartamento.


Hoje em dia, as calculadoras da internet possibilitam uma simulação gratuita do valor que será pago durante o processo. Então, vale a pena se preparar para iniciar o processo fazendo, primeiramente, um teste gratuito.


5. Seja correntista no banco escolhido


Ter uma conta corrente na instituição escolhida pode fazer toda a diferença no processo de quem deseja financiar um apartamento.


Existem taxas de financiamento diferenciadas para correntistas e não correntistas, principalmente se for Caixa, por isso muitas vezes vale a pena abrir uma conta e depositar seu dinheiro lá, mesmo que você feche a conta depois.


6. Permaneça na taxa de juros que compense o financiamento


Os prazos de parcelamento costumam ser substancialmente melhores quando o índice da corretora é TR ao invés de índices de permanência como IPCA ou IGP-M. Encontrar a instituição com a maior taxa para suas circunstâncias requer uma investigação extensa. Por isso, analise bem.


7. Fique por dentro de toda a documentação necessária o quanto antes


Existem documentos pessoais que são mais simples de adquirir, mas também existem documentos da construtora que normalmente levam mais tempo para serem disponibilizados, principalmente se eles oferecem uma alternativa de financiamento próprio.


Sendo assim, melhor se informar o mais rápido possível! Isso irá evitar que o processo fique parado enquanto espera pela papelada.


Financiar um apartamento: conclusão



Quem ambiciona financiar um apartamento precisa saber o quão desafiante isso pode ser. Mesmo com toda a papelada em ordem, o financiamento pode não ser liberado.


Ter um salário compatível com o custo do apartamento que deseja adquirir pode ser insuficiente. Afinal, bancos e empresas financeiras usam critérios adicionais além da verificação de renda para determinar se devem ou não aprovar o crédito.


Contudo, colocando essas dicas em prática o processo ficará mais simples e você evitará surpresas desagradáveis.


Gostou dessas dicas? Que tal acessar outros conteúdos disponíveis em nosso blog? Clique aqui e confira outros temas!


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.