6 dicas essenciais para conseguir um bom financiamento imobiliário

21, Jul, 2023

Você já pensou na possibilidade de recorrer ao financiamento imobiliário para conquistar seu imóvel dos sonhos?


Não é novidade que o desejo de ter uma casa própria é a meta de muitos brasileiros. Afinal, ter um lugar para chamar de seu representa estabilidade, segurança e a realização de um projeto de vida.


No entanto, diante do alto preço dos imóveis, alcançar esse objetivo pode parecer um desafio praticamente impossível para muitos. É nesse contexto que o financiamento imobiliário se destaca como uma opção cada vez mais buscada por aqueles que desejam adquirir uma propriedade.


Pensando nisso, separamos 6 dicas essenciais para ajudar você a conseguir um bom financiamento e enfim tornar seu sonho uma realidade. Continue a leitura para saber mais!


O que é o financiamento imobiliário?

Antes de saber como conseguir um financiamento imobiliário, é importante ter em mente o seu conceito. Assim sendo, nada mais é do que um acordo firmado entre você, o vendedor e uma instituição financeira, que irá disponibilizar o valor necessário para a aquisição do imóvel desejado. 


É fundamental ressaltar que o financiamento não é o mesmo que empréstimo. Enquanto no último o dinheiro é liberado diretamente para você, na primeira opção o montante é enviado ao vendedor e você passa a pagar parcelas mensais ao banco intermediador desse negócio.



Veja como adquirir um bom financiamento


1. Saiba os requisitos necessários para realizar o financiamento

Antes de buscar um financiamento imobiliário, é preciso conhecer os requisitos que serão exigidos para que você possa realizar essa transação, como:


  • Ser maior de idade;
  • Ter no mínimo 3 anos de trabalho registrado;
  • Ter um bom histórico de crédito;
  • Ter uma renda suficiente para pagar as parcelas do financiamento;
  • Ter como comprovar a renda;
  • Estar com o nome limpo.


2. Tenha um bom crédito

Ao solicitar um financiamento, o banco realizará uma análise do crédito para avaliar sua capacidade de pagamento. Com base nisso, será definido o percentual que você irá pagar em relação ao valor total do imóvel, o qual não pode passar de 30% do seu salário.


Ao manter um histórico de crédito positivo, você aumenta suas chances de ter o seu financiamento imobiliário aprovado pela instituição financeira, portanto, é essencial estar com todas as suas contas em dia.

3. Considere utilizar o FGTS para financiar um imóvel

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com dois objetivos principais: proteger o trabalhador em caso de demissão sem justa causa e facilitar o financiamento de imóveis.


Mesmo em tempos de crise, especialistas ainda recomendam utilizar o FGTS como meio para adquirir uma propriedade, e isso se deve a uma série de motivos que tornam essa opção vantajosa.


Primeiramente, é possível utilizar o FGTS para dar entrada no financiamento imobiliário e também para quitar todo o seu saldo devedor. Além disso, você pode utilizá-lo para amortizar o saldo, ou seja, pagar parte da dívida total. Dessa forma, o período pré-estabelecido para o financiamento diminui.


Outra opção é amortizar as prestações. Nesse caso, o valor das parcelas é reduzido, no entanto, o tempo de financiamento permanece o mesmo.


 4. Pesquise as opções de amortização

No processo de obtenção de um financiamento imobiliário, é fundamental compreender os dois principais diferentes tipos de amortização disponíveis:

I. Tabela SAC

Na Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), as parcelas possuem um valor constante ao longo do contrato, enquanto a taxa de juros pode variar, pois é pós-fixada. Isso resulta em juros mais altos no início do pagamento, que vão diminuindo ao longo do tempo. 


Essa opção é frequentemente escolhida em empréstimos e financiamentos de longo prazo, já que permite uma redução gradual do valor das parcelas. 


 II. Tabela Price

Em contrapartida, na Tabela Price, os juros são geralmente pré-fixados, o que significa que o valor das parcelas se mantém constante até o término do contrato. Essa modalidade é mais comumente utilizada em empréstimos de menor valor e com prazos de pagamento mais curtos. 


5. Compare as condições

 É essencial comparar as condições oferecidas por diferentes instituições financeiras para garantir que você esteja fazendo um bom negócio. 


Uma forma eficaz de realizar essa comparação é por meio da simulação do financiamento, que permite avaliar as características de cada oferta, além de garantir que sua proposta não seja recusada. 


Desse modo, é importante dar uma atenção especial ao valor das parcelas e às taxas de juros para entender qual opção se encaixa melhor dentro de suas possibilidades.


. Organize os documentos e envie a proposta ao banco

Antes de enviar a proposta ao banco e aguardar ansiosamente pelo retorno positivo, é preciso separar alguns documentos importantes para que a transação ocorra. Entre eles, estão: 


  • Documento de identidade: RG ou CNH;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço: aluguel, conta de luz, água, entre outros;
  • Certidão de estado civil: certidão de nascimento ou casamento;
  • Declaração do imposto de renda;
  • Comprovante de renda; 
  • Carteira de trabalho;.


Ademais, a instituição financeira responsável pelo financiamento pode exigir alguns outros documentos específicos. Por isso, é importante se informar no banco para ter certeza.


Conclusão

Ao seguir essas dicas para conseguir um bom financiamento imobiliário, você dará passos concretos em direção à realização do sonho de ter uma casa própria. 


Lembre-se sempre que a paciência, o planejamento cuidadoso e a busca por informações atualizadas são fatores-chave para ter sucesso nesse processo.


Para acessar mais conteúdos como esse, visite o blog da Lorenzini, onde você encontrará materiais valiosos para te auxiliar nessa jornada.





Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.