Taxas de juros para financiamento imobiliário em 2023

29, Aug, 2023

Você tem acompanhado o recente cenário das altas taxas de juros no país? Bom, temos boas notícias: a situação está mudando. Após anos de altas consecutivas, as taxas estão finalmente se estabilizando e tendem a cair nos próximos meses.


Esse fator tem influência direta no mercado imobiliário e com isso, surge a questão: será este um momento propício para financiar um imóvel? Confira o artigo e saiba a resposta, pois nele vamos explorar as possibilidades e avaliar se esta é uma decisão vantajosa a se tomar. Boa leitura!


O que é a taxa SELIC?


A Taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia) tem uma origem interessante no cenário econômico brasileiro. Criada em 1979 pelo Banco Central do Brasil em parceria com a Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto, teve como propósito primordial aprimorar a segurança e a transparência do mercado de títulos públicos.


Como consequência de seu surgimento, as emissões de títulos e cheques em papel foram substituídas por registros eletrônicos, agilizando o mercado e proporcionando maior eficiência nas transações financeiras.


Em 1996, o sistema de banda de juros foi criado e passou a atuar junto com a Selic como um indicador da economia brasileira. No entanto, em 1999, o Banco Central extinguiu o sistema e consolidou a Selic como o indicador chave para a condução da política monetária. 


A partir desse momento, ela tornou-se um importante instrumento para controlar a inflação e regular a atividade econômica no país, ou seja, estimular ou reprimir o consumo. 


Sua definição ainda é responsabilidade do Banco Central, que periodicamente realiza reuniões do Comitê de Política Monetária (COPOM) para analisar as condições econômicas e decidir o rumo da taxa. 


Além disso, a Selic também é utilizada como referência para as demais taxas de juros praticadas no Brasil, como as taxas de financiamentos imobiliários, empréstimos pessoais, investimentos financeiros e diversas outras modalidades de crédito.


Qual é a influência da taxa SELIC em um financiamento imobiliário?


Como dito antes, a taxa Selic exerce uma grande influência sobre as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras em um financiamento imobiliário. 


Nesse sentido, quando a taxa Selic está alta, os bancos repassam esse custo elevado para os juros cobrados nos empréstimos, o que torna o valor do financiamento mais alto, e consequentemente, desacelera a procura por novos imóveis.


Por outro lado, quando o cenário é o oposto e acontece uma diminuição da Selic, as taxas de juros também diminuem, o que contribui no aquecimento do mercado imobiliário, tornando-o mais acessível e atraente para novos compradores.


Histórico e tendências da taxa SELIC para o segundo semestre de 2023


Nos últimos três anos, o Brasil tem enfrentado altas taxas de juros devido à necessidade de controle da inflação. Por esta razão, o Copom optou por elevar a taxa Selic de 2% para 13,75% neste período.


No entanto, há uma expectativa de que a partir do segundo semestre de 2023 a taxa apresente uma tendência de queda. Isso porque, graças ao cenário econômico um pouco mais favorável,os membros do comitê vão avaliar um possível corte na taxa já a partir da próxima reunião, prevista para agosto.


 


Afinal, vale a pena financiar um imóvel em 2023?


Agora que você já viu e compreendeu como está o atual cenário que cerca as taxas de juros, surge o questionamento: será que vale a pena financiar um imóvel ainda este ano? 


A resposta é: sim! Esse momento é uma excelente oportunidade para realizar o sonho da casa própria, afinal, conquistar sua moradia proporciona, acima de tudo, estabilidade e segurança. 


Além disso, investir em uma propriedade traz benefícios a longo prazo. Por ser considerado um patrimônio sólido e seguro, o imóvel tende a valorizar ao longo do tempo. Isso significa que, além de adquirir um lar para morar, você também pode ter retorno financeiro no futuro.


No mais, é importante ressaltar que a decisão de financiar um imóvel, além de levar em conta o mercado imobiliário, deve ser tomada considerando-se diversos fatores, como sua situação financeira, planos futuros, entre outros.


 Fale com especialistas 


Antes de dar o primeiro passo, é recomendado fazer uma análise cuidadosa, comparar diferentes opções de financiamento e buscar orientação profissional de um consultor imobiliário para garantir que a compra seja feita de forma adequada e assertiva.


Pensando nisso, a Construtora Lorenzini conta com um time de especialistas altamente capacitados para auxiliar você em todas as etapas do processo. Eles farão uma análise minuciosa da tendência de queda das taxas de juros e das movimentações do mercado para garantir as melhores condições para o financiamento do seu imóvel.



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.