Construtora Lorenzini e a verticalização do ABC

30, Aug, 2023

A verticalização é um processo urbanístico que tem ganhado destaque nas últimas décadas, principalmente nas regiões metropolitanas e em grandes cidades. Esse fenômeno se refere ao processo de construção de edifícios cada vez mais altos que ocupam mais espaços verticais ao invés de horizontais.


Esse movimento acompanha o constante crescimento populacional e a busca por soluções para o desenvolvimento urbano. No cenário brasileiro, a verticalização tornou-se uma estratégia essencial para enfrentar esses desafios e também a escassez de áreas disponíveis para expansão urbana, isto pode ser evidenciado em grandes metrópoles do país, como São Paulo e Rio de Janeiro.


Dentro desse contexto, a construtora Lorenzini tem desempenhado um papel significativo na verticalização de parte da capital paulista e do grande ABC, principalmente em São Caetano do Sul, ao conceber e executar projetos arquitetônicos inovadores e sustentáveis. Continue a leitura e entenda o porquê disso!



A importância da verticalização para cidades 


Como dito anteriormente, a verticalização tem um papel fundamental no desenvolvimento urbano, principalmente em áreas com alta demanda por moradias e espaços comerciais. Ao contribuir para o crescimento vertical, esse processo evita a expansão excessiva e desequilibrada das cidades para regiões rurais, por exemplo. Dessa forma, contribui-se para a proteção do meio ambiente e a manutenção das áreas de preservação natural.


No entanto, é importante entender que sem um planejamento adequado desse processo, podem surgir alguns problemas preocupantes. Uma das questões mais alarmantes é a formação de "ilhas de calor", que ocorre quando a substituição de áreas verdes por construções impede a dissipação de calor e aumenta a temperatura local, tornando a região mais quente em relação às áreas ao redor. 


Além disso, a verticalização desordenada desafia o poder público no geral. Por exemplo, o aumento na concentração de pessoas em um local específico gera imbróglios no que diz respeito ao consumo e abastecimento de água, energia elétrica e até mesmo à coleta de lixo. 


Por esses motivos, é necessário que haja um planejamento integrado que considere o crescimento da infraestrutura de forma proporcional ao aumento populacional. 


Benefícios da verticalização


A verticalização das cidades traz inúmeros benefícios que vão muito além da otimização do espaço urbano. Confira abaixo alguns dos principais ganhos proporcionados por esse modelo de desenvolvimento:


Infraestrutura acessível: Com a ressignificação do cenário, é possível concentrar diversos serviços e comércios em uma mesma área. Assim, os moradores têm acesso facilitado a locais de trabalho, supermercados, farmácias, hospitais, entre outros.


Redução de deslocamentos e tráfego: Como consequência do tópico anterior, o fácil acesso a serviços essenciais reduz a necessidade de deslocamentos longos e consequentemente, ocorre a diminuição de tráfego nas vias.


Preservação do solo: Ao expandir um município verticalmente, utiliza-se uma área menor em comparação com a ocupação horizontal. Isso reduz a impermeabilização do solo e diminui risco de enchentes, algo que já é muito recorrente nos grandes centros.


Como a Lorenzini influenciou a verticalização de São Caetano do Sul


Ao longo de mais de 60 anos atuando fortemente no mercado imobiliário, a Construtora Lorenzini desempenhou um papel fundamental na verticalização de São Caetano do Sul e parte de São Paulo. 


Nossa história de pioneirismo e compromisso com a excelência reflete-se nos mais de 1.600.000m² construídos em quase 150 empreendimentos, o que evidencia a influência significativa da Lorenzini nesse processo de desenvolvimento urbano.


Nossa presença marcante nas paisagens da cidade é testemunha do impacto que causamos no progresso sustentável de São Caetano do Sul. Não é por acaso que o município já ostentou o status de ter o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil. Essa conquista enfatiza a importância de conduzir esse processo de forma organizada e planejada, a fim de evitar algumas das adversidades já mencionadas neste artigo. 



Conheça nossos empreendimentos


Nós, da Lorenzini, acreditamos que o processo de verticalização contribuiu significativamente para unir qualidade de vida e conforto na vida das pessoas. Por isso, convidamos você a acessar nosso site, conhecer os empreendimentos à venda e descobrir como podemos tornar seu sonho de ter um lar perfeito em realidade.

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.