Como oferecer uma ótima qualidade de vida ao idoso

19, Sep, 2023

A terceira idade é uma fase repleta de experiências enriquecedoras, de sabedoria e reflexão. É um momento especial para celebrar, mas também enfrentar novos desafios, especialmente no que diz respeito à qualidade de vida


À medida que envelhecemos, nossas necessidades e prioridades mudam, e os ambientes internos em que habitamos desempenham um papel fundamental nesse processo.


Neste artigo, exploraremos dicas de como oferecer uma melhor qualidade de vida aos idosos, destacando suas necessidades especiais à medida que envelhecem. E o melhor, saiba como transformar o seu lar em um espaço acolhedor, seguro e propício ao bem-estar do seu ente querido.


Desafios mais comuns à terceira idade


Enquanto muitos idosos dependem de familiares ou cuidadores profissionais para ajudar nas tarefas diárias, como higiene pessoal e administração de medicamentos, para outros, a autonomia e a independência são cada vez mais valorizadas para que os possam desfrutar de suas casas com conforto e confiança.


Tendo em vista que cada pessoa é única e possui desafios individuais, podemos citar alguns dos mais recorrentes nesse público:


  • Aceitação das mudanças: adaptar-se às mudanças físicas e emocionais que vêm com a idade não deixa de ser um processo desafiador.


  • Solidão e isolamento social: a solidão é um desafio comum entre os idosos devido à perda de entes queridos, aposentadoria e diminuição das interações sociais. O isolamento social, sem dúvidas, pode afetar negativamente o bem-estar emocional.


  • Problemas de saúde: nessa fase da vida ocorre um aumento na prevalência de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que requerem acompanhamento médico regular. Além disso, questões de saúde mental, como depressão e ansiedade, podem surgir e precisam ser tratadas adequadamente.


  • Mobilidade limitada: problemas musculares, articulares ou neurológicos podem resultar em mobilidade limitada, tornando as atividades diárias, como caminhar, mais desafiadoras. Isso pode afetar significativamente a independência.


  • Acidentes domésticos: tendo a mobilidade limitada, prevenir quedas e acidentes em casa é crucial. Isso exige adaptações no ambiente, como iluminação adequada e pisos antiderrapantes.


Como evitar esses riscos


E por falar em acidentes domésticos, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, cerca de 1/3 da população acima de 65 anos sofre com pelo menos uma queda por ano, e que esse número tende a aumentar conforme o avanço da idade. Na maioria dos casos, essas lesões acontecem dentro de casa, no trajeto entre o banheiro e o quarto, principalmente à noite.


Portanto, para evitar esses riscos e promover mais qualidade de vida para o seu familiar idoso, confira essas dicas da Lorenzini:


  • Iluminação: privilegie a luz natural. Em locais sem acesso à luz do dia, coloque iluminação artificial, porém, esta não deve provocar ofuscação.


  • Ventilação: quanto maior a ventilação natural, melhor. Além de evitar retenção de odores, evita desidratação em ambientes quentes e a disseminação de algumas infecções de vias aéreas.



  • Pisos antiderrapantes: instale pisos antiderrapantes em áreas úmidas, como banheiros e cozinhas, para prevenir quedas.


  • Barras de apoio: ideais para o banheiro, próximo ao vaso sanitário e no chuveiro, para auxiliar na mobilidade.


  • Corrimãos e apoios: indispensáveis em escadas e corredores para maior estabilidade. Considere apoios em paredes para facilitar a locomoção.


  • Retire obstáculos: remova tapetes soltos e objetos que possam representar obstáculos. Mantenha os corredores livres de móveis em excesso.


  • Acessibilidade: se necessário, faça adaptações para tornar a casa acessível a cadeiras de rodas, como rampas e portas mais largas.


  • Detector de fumaça: instale detectores de fumaça em locais estratégicos para garantir a segurança contra incêndios.


  • Altura dos móveis: ajuste a altura dos móveis para torná-los mais acessíveis. Evite prateleiras muito altas.


  • Botões grandes: se possível, substitua interruptores e botões por modelos maiores e de fácil alcance.


  • Banho seguro: além das barras de apoio, considere um banco de banho e um chuveiro com ajuste de altura para maior conforto e segurança.


Leia também: Estilo, segurança e conforto: confira os motivos de morar num condomínio residencial


Qualidade de vida é bem-estar e carinho


Certamente, nossos pais e avós desempenharam um papel vital em nossas vidas, e agora é o momento de cuidarmos de cada um deles com amor e atenção. Garantir que suas casas sejam lugares seguros e confortáveis é uma demonstração de carinho e respeito.


Na Lorenzini, estamos comprometidos em fornecer informações úteis e dicas valiosas sobre como adaptar e melhorar o ambiente para atender às necessidades dos idosos, permitindo que eles vivam com independência e dignidade em suas casas.


Acompanhe nosso blog para obter mais insights sobre apartamentos, decoração e outros tópicos relevantes. Estamos aqui para ajudar a tornar a vida em casa ainda mais agradável e funcional para todas as gerações.







Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.