3 Grandes Fatores que podem atrapalhar o seu Financiamento Imobiliário

11, Oct, 2023

O financiamento imobiliário é uma oportunidade e tanto para aqueles que buscam conquistar o sonho da casa própria e significa um passo crucial na realização desse objetivo. É uma modalidade de empréstimo oferecida por instituições financeiras, como bancos, para facilitar a compra de um imóvel. 


Essa transação envolve um acordo entre o comprador (mutuário) e o banco (mutuante). Assim, o banco empresta uma quantia de dinheiro equivalente ao valor da moradia ou parte dela, e o comprador concorda em pagar esse montante de volta ao longo de um período acordado, geralmente em parcelas mensais.


As condições do financiamento, como taxa de juros, prazo e valor das parcelas, podem variar de acordo com cada instituição e a legislação vigente. É comum que o próprio imóvel sirva como garantia do empréstimo, o que significa que, em caso de inadimplência, o banco pode tomar a residência para quitar a dívida.


Em suma, um dos principais benefícios do financiamento imobiliário consiste em possibilitar que pessoas de diferentes perfis adquiram uma casa ou apartamento mesmo sem possuir o valor total necessário. 


Mas você sabia que nem todo mundo está apto para isso? E você, será que está? Confira os principais empecilhos a seguir.


Lea também: 6 dicas essenciais para conseguir um bom financiamento imobiliário



Score de crédito baixo


O score de crédito é uma medida que reflete a saúde financeira e o histórico de crédito de um indivíduo. 


Baseado em um conjunto de fatores, como histórico de pagamentos, dívidas atuais, tempo de crédito e tipos de crédito usados, o score avalia a confiabilidade de um tomador de empréstimo para cumprir com suas obrigações financeiras. 


Uma pontuação baixa pode surgir de pagamentos atrasados, altos níveis de endividamento, histórico de inadimplência, entre outros fatores. Tudo isso pode impactar significativamente nas condições de financiamento imobiliário


Geralmente resultam em taxas de juros mais altas e, em certos casos, até mesmo à negação do financiamento, pois os credores veem esse histórico como um sinal de maior risco. Portanto, é fundamental manter um bom score de crédito para garantir condições favoráveis.


As faixas de pontuação podem variar um pouco dependendo da agência de crédito, mas de forma geral, podemos dividi-las em “termos de risco” da seguinte maneira:


Baixo Score (0-300): indica alto risco de inadimplência. Os credores podem considerar esse grupo como de alto risco e, portanto, podem impor condições mais restritas para concessão de crédito ou até mesmo recusar.


Médio Score (300-700): representa um risco moderado de inadimplência. O candidato a crédito pode obter aprovação, mas as condições podem não ser as mais vantajosas em termos de taxas de juros e prazos.


Alto Score (700-1000): reflete um menor risco de inadimplência. Os credores tendem a oferecer condições mais favoráveis, como taxas de juros mais baixas e prazos mais longos, para os indivíduos com esse intervalo de pontuação.


Leia também: Primeiros passos para quem deseja conquistar o seu primeiro imóvel



Renda insuficiente ou instável


Uma renda é considerada insuficiente quando não alcança o valor mínimo exigido para o tipo de financiamento desejado. Esse valor varia de acordo com a política de crédito do banco ou instituição financeira. 


Já a renda instável refere-se a uma situação em que o fluxo de renda do indivíduo é incerto, inconsistente ou volátil. Isso pode incluir profissionais autônomos, freelancers ou pessoas cujos ganhos variam consideravelmente mês a mês. Essa instabilidade tornar mais difícil para o mutuário pagar regularmente as suas prestações.



Valor de entrada insuficiente


Esse quesito pode variar significativamente, mas geralmente é uma porcentagem do preço total do imóvel. A entrada é crucial porque afeta diretamente o montante a ser financiado e, consequentemente, as parcelas mensais. 


De modo geral, o valor da entrada deve ser de no mínimo 20% do valor do imóvel, lembrando que as parcelas mensais do financiamento não devem comprometer mais do que 30% da renda familiar. 


Ou seja, quanto mais alto o valor de entrada, menores são as mensalidades. Caso você não alcance esses critérios, pode resultar em um empréstimo maior e, consequentemente, em mensalidades mais altas.


Leia também: Taxas de juros para financiamento imobiliário em 2023



Ainda com dúvidas? Fale conosco!


Se você está considerando a aquisição de um imóvel e quer evitar surpresas desagradáveis no processo de financiamento, a Lorenzini está aqui para ajudar. 


Estamos prontos para esclarecer todas as suas dúvidas, oferecer conselhos especializados e ajudá-lo(a) a entender se você se enquadra em alguma dessas situações que podem afetar seu financiamento imobiliário


Entre em contato conosco, pois, aqui, acreditamos que uma escolha informada é o primeiro passo para a conquista da casa própria. 










Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.