Do Gótico ao Minimalismo: conheça 5 estilos arquitetônicos ao longo dos séculos

29, Nov, 2023

Mais do que projetar grandes edificações, a arquitetura é uma expressão artística que reflete a história, a cultura e a evolução da sociedade ao longo dos séculos, ao passo que os diferentes estilos arquitetônicos ao longo da história são testemunhos visuais de como as civilizações se desenvolveram, adaptaram-se e deixaram a sua marca no mundo construído.


Desde os tempos antigos até a era contemporânea, a arquitetura tem desempenhado um papel fundamental na forma como as pessoas habitam, interagem e se identificam com o ambiente à sua volta. 


Assim, podemos dizer que os estilos arquitetônicos são como páginas de um livro aberto que contam a história de cada época, revelando as preferências estilísticas, os avanços tecnológicos e os valores culturais que moldaram e moldam o horizonte das cidades ao redor do mundo e suas civilizações.


Sem muitas delongas, vamos ao que interessa! Confira os cinco estilos mais marcantes da história da arquitetura ocidental.


Leia também: Burj Khalifa: o prédio mais alto do mundo


1. Arquitetura Gótica




Surgiu na França durante o século XII, mais precisamente no final desse período. Este estilo se desenvolveu como uma evolução do estilo românico, que predominava na arquitetura dos templos religiosos da Europa na época. 


A Catedral de Saint-Denis, próxima a Paris, é frequentemente considerada um marco inicial da arquitetura gótica, e a sua reconstrução sob a supervisão do abade Suger (monge beneditino), é vista como um importante exemplo desse estilo.


O gótico se espalhou pelo continente, influenciando a construção de inúmeras catedrais, igrejas e edifícios durante a Idade Média. Algumas das mais famosas incluem a Catedral de Notre-Dame em Paris, a Catedral de Chartres, a Catedral de Reims e a Catedral de Amiens, todas na França.


Tais edificações são caracterizadas por elementos como arcos apontados, vitrais coloridos, pilares esguios, rosáceas e a utilização de abóbadas de ogivas. 


Esse estilo arquitetônico não apenas transformou a estética da construção, mas também teve um impacto profundo na sociedade da época, servindo como um símbolo de fé, poder e beleza.



2. Arquitetura Renascentista


A arquitetura renascentista surgiu na Itália, no início do século XV, como um movimento cultural que se baseava no estudo e na interpretação das antigas obras arquitetônicas greco-romanas, o qual destacava-se pela ênfase na simetria, proporção, ordem clássica e utilização de elementos como colunas, arcos e cúpulas.


Este movimento foi uma resposta ao já mencionado estilo gótico predominante na época, e a arquitetura renascentista.


O Renascimento trouxe um impacto significativo na história, influenciando a construção de edifícios notáveis em toda a Europa nos séculos seguintes, entre eles:


Catedral Santa Maria del Fiore (Florença)




Palazzo Rucellai (Florença)



Palácio Farnese (Roma)



Igreja de São Pedro (Roma)




3. Arquitetura Modernista


Dando um salto na linha do tempo, a arquitetura modernista é um movimento que surgiu no início do século XX e trouxe grande influência em todo o mundo. Seus princípios se baseiam na rejeição dos estilos históricos e tradicionais do século XIX em favor de uma estética mais funcional, minimalista e contemporânea. 


Também teve sua origem na Europa, com contribuições significativas de arquitetos e designers na Alemanha, Holanda e França, se espalhando para os Estados Unidos e outros países.


As características mais presentes deste estilo arquitetônico incluem:


  • Simplicidade: os edifícios modernistas são caracterizados por linhas simples e limpas, com a eliminação de elementos decorativos excessivos.


  • Funcionalidade: a função do edifício é enfatizada, e o design é voltado para atender às necessidades práticas dos ocupantes.


  • Uso de novos materiais: o Modernismo viu a introdução de novos materiais, como aço, concreto armado e vidro, que permitiram uma maior flexibilidade no design.


  • Geometria abstrata: formas geométricas abstratas, como cubos, retângulos e cilindros, são frequentemente utilizadas no design modernista.


  • Integração com o entorno: os arquitetos modernistas frequentemente buscam integrar seus edifícios com o ambiente circundante, seja através do uso de materiais naturais ou da incorporação de elementos paisagísticos.


Exemplos notáveis



 Casa da Cascata (Fallingwater)




Projetada por Frank Lloyd Wright, essa casa icônica na Pensilvânia, EUA, é conhecida por sua integração com a natureza e uso inovador de concreto.


Casa Farnsworth



Projetada por Mies van der Rohe, esta casa de vidro em Illinois, EUA, é um exemplo de simplicidade e transparência.


 Pavilhão de Barcelona




Também projetado por Ludwig Mies van der Rohe para a Exposição Internacional de Barcelona em 1929, este pavilhão é um exemplo emblemático da arquitetura modernista.


Museu de Arte Moderna (MoMA)



Localizado em Nova York, o prédio do MoMA, projetado por Yoshio Taniguchi, é um exemplo de arquitetura contemporânea que abriga uma coleção de arte modernista.


Leia também: Transformando espaços: o papel do design de interiores na vida moderna


4. Art Déco


Art Déco é um estilo artístico que surgiu no período entre as duas guerras mundiais, especificamente durante os anos 1920 e 1930. Seu surgimento se deu principalmente em Paris, França, tornando-se um dos estilos mais populares e influentes da primeira metade do século XX. 


Abrangeu diversas formas de expressão artística, incluindo arquitetura, design de interiores, moda, joalheria, artes plásticas e design gráfico. Sua influência se espalhou para muitas partes do mundo, deixando uma marca duradoura na estética e na cultura da época.


Na arquitetura é caracterizado por uma abordagem estilizada e geométrica que enfatiza modernidade, luxo e funcionalidade.


Características


  • Influências diversas: a Art Déco foi influenciada por várias correntes artísticas e culturais, incluindo o Cubismo, o Futurismo, a arquitetura maia e asteca, bem como o fascínio por máquinas e novas tecnologias.


  • Geometria e simetria: uma das características distintivas da Art Déco é a ênfase na geometria e na simetria. Edifícios frequentemente apresentam formas geométricas como retângulos, triângulos, e zigurates estilizados. A simetria é valorizada tanto na fachada quanto na planta dos edifícios.


  • Ornamentação rica: pode incluir relevos, esculturas, frisos, vitrais, mosaicos e detalhes em metal. Os elementos decorativos muitas vezes apresentam formas abstratas ou motivos inspirados na natureza.


  • Materiais modernos: embora a ornamentação seja abundante, a Art Déco também incorporou materiais modernos, como concreto armado, aço e vidro. Isso permitiu a criação de estruturas altas e funcionais.


  • Verticalização: a arquitetura Art Déco frequentemente explorava a verticalização, com edifícios altos, como arranha-céus e torres. As formas arquitetônicas muitas vezes evocavam a sensação de poder e ascensão.


Exemplares


 Empire State Building (Nova Iorque, EUA) 



Um dos edifícios mais icônicos do estilo Art Déco, o Empire State Building é conhecido por sua altura e elegância.


Chrysler Building (Nova Iorque, EUA) 



Outro arranha-céu emblemático da cidade de Nova Iorque, famoso por sua coroa de aço inoxidável


Palácio de Itamaraty (Brasília, Brasil)





Um exemplo notável de arquitetura Art Déco no Brasil, incorporando elementos geométricos e decoração rica.


Claridge's Hotel (Londres, Reino Unido)





Este hotel luxuoso apresenta uma fachada Art Déco e interiores ricamente decorados.


5. Arquitetura Minimalista


Este famoso estilo arquitetônico surgiu no final do século XX, especificamente na década de 1960, como uma reação ao maximalismo e ao excesso de ornamentação de estilos anteriores. Sobretudo, é caracterizado por sua simplicidade, uso mínimo de elementos decorativos, linhas limpas, espaços abertos e uma ênfase na funcionalidade. 


A arquitetura minimalista busca simplificar os espaços e destacar os aspectos essenciais do design, proporcionando uma sensação de tranquilidade e ordem.

Características


  • Simplicidade geométrica: os edifícios minimalistas geralmente apresentam formas geométricas simples, como cubos, retângulos e linhas retas.


  • Uso de materiais puros: materiais como concreto, aço, vidro e madeira são comuns na arquitetura minimalista. Eles são deixados em seu estado mais puro, sem excesso de ornamentação.


  • Fachadas limpas: as fachadas são desprovidas de detalhes decorativos e ornamentos, focando na simplicidade e na expressão das formas arquitetônicas.


  • Espaços abertos: muitas vezes apresenta espaços abertos e layouts fluidos que criam uma sensação de amplitude e harmonia.


  • Ênfase na luz e sombra: a iluminação desempenha um papel crucial na arquitetura minimalista, com janelas amplas e aberturas estrategicamente posicionadas para criar jogos de luz e sombra.


Exemplos do minimalismo


Villa Savoye, França





Projetada pelo arquiteto Le Corbusier, essa residência icônica é um exemplo notável de arquitetura minimalista com seu uso de pilotis (colunas elevadas), linhas limpas e ênfase na funcionalidade.


Casa de Vidro de Philip Johnson, EUA





Esta residência, projetada por Philip Johnson, é um exemplo influente da arquitetura minimalista, com sua estrutura de vidro e linhas minimalistas.


Leia também: Construtora Lorenzini e a verticalização do ABC



Conclusão


Esperamos que você tenha apreciado esta viagem por alguns dos principais estilos arquitetônicos ao longo da história. 


Se você gostou deste conteúdo e deseja saber mais sobre tendência e novidades do setor imobiliário, não deixe de conferir o blog da Lorenzini, onde encontrará informações relevantes, dicas e muito mais!





Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.