6 Benefícios da venda de terreno para construtoras

17, Jan, 2024

No setor imobiliário, a venda de terrenos especialmente para construtoras representa uma faceta repleta de oportunidades e vantagens estratégicas, abrindo um caminho para que proprietários transformem seus terrenos parados em ativos altamente lucrativos. 

Alguns desses proprietários muitas vezes se deparam com a decisão de vender ou manter suas posses, sem ter plena consciência do potencial que a negociação com uma construtora pode oferecer. Esta escolha não é apenas financeiramente vantajosa, mas também desempenha um papel significativo no desenvolvimento urbano e na resposta às crescentes demandas habitacionais e comerciais.

Construtoras, sempre em busca de novos espaços para projetos inovadores, oferecem um mercado ávido e pronto para investir, o que torna a negociação em transações mais rápidas, valores de venda otimizados e, em muitos casos, um processo de negociação menos complicado em comparação com vendas individuais.

Se você tem interesse no assunto, leia o artigo até o final e tire suas dúvidas!

Leia também: Vai colocar seu terreno à venda? Feche negócio com a Lorenzini!


1. Maior valorização

Construtoras frequentemente estão dispostas a pagar um valor mais alto por terrenos que se encaixem em seus planos de desenvolvimento. Isso se deve ao fato de que essas empresas geralmente têm uma visão clara do potencial construtivo do terreno e como ele se encaixa em seus projetos. Isso pode significar uma valorização maior do terreno em comparação com a venda para compradores individuais, que podem não ter os mesmos recursos ou visão de desenvolvimento.


2. Maior rapidez na negociação

Construtoras costumam ter processos mais eficientes e recursos disponíveis para fechar negócios rapidamente. Isso é vantajoso para o vendedor que deseja uma venda sem demora. 

Ao contrário de compradores individuais, que podem enfrentar atrasos devido a aprovações de financiamento ou outras complicações, construtoras geralmente têm a capacidade de processar transações de forma mais rápida e eficiente.


3. Menos complexidades 

Vender para uma construtora pode simplificar o processo de venda, pois estas empresas geralmente têm equipes legais e experiência em lidar com a documentação necessária, regulamentações de zoneamento e questões ambientais. 

Isso pode aliviar o vendedor da necessidade de navegar por essas complexidades por conta própria.

Leia também: Construtora Lorenzini e a verticalização do ABC


4. Maior flexibilidade

As construtoras muitas vezes têm mais flexibilidade nas negociações em comparação com compradores individuais. Isso pode incluir a possibilidade de negociar termos de pagamento mais favoráveis, como adiantamentos maiores ou um cronograma de pagamento personalizado. 

Além disso, pode haver espaço para negociações criativas, como trocas de propriedades, participações em projetos futuros, ou outros acordos que beneficiem ambas as partes. Essa flexibilidade pode ser especialmente valiosa para proprietários que têm necessidades ou objetivos específicos para a venda de terrenos.


5. Possibilidade de parcerias 

Estabelecer um relacionamento com uma construtora durante a venda de um terreno pode abrir portas para futuras parcerias ou oportunidades de negócio. 

Por exemplo, o vendedor pode negociar acordos para investir em projetos futuros da construtora ou obter vantagens em compras de propriedades desenvolvidas pela empresa, criando um relacionamento mutuamente benéfico a longo prazo.

Cada um desses benefícios traz uma dimensão única para a venda de terrenos, tornando-a uma opção atraente para proprietários que buscam maximizar o retorno de seus investimentos imobiliários.


6. Potencial ecológico

Atualmente, muitas construtoras adotam práticas de desenvolvimento sustentável e ecológico. E ao vender um terreno para essas empresas, os proprietários têm a oportunidade de contribuir para projetos que respeitam o meio ambiente e promovem a sustentabilidade. 

Isso inclui a construção de edifícios com eficiência energética, uso de materiais sustentáveis e criação de espaços verdes. Para proprietários preocupados com o impacto ambiental, essa pode ser uma consideração importante.

Leia também: Responsabilidade Socioambiental: conheça as ações da Lorenzini


Conclusão

Após explorar as diversas vantagens de vender um terreno para uma construtora, você pode estar se perguntando se esta é a decisão certa para você e seu patrimônio. 

Se deseja se aprofundar mais sobre este assunto, convidamos você a explorar os conteúdos disponíveis no blog da Lorenzini. Lá, você encontrará informações detalhadas, orientações práticas e insights valiosos que podem ajudá-lo a tomar decisões informadas.




Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.