DDA

11, Sep, 2013

O Débito Direto Autorizado pretende substituir os atuais boletos bancários emitidos em papel, agilizando e facilitando ainda mais a vida de quem faz uso deles. A FEBRABAN, Federação Brasileira de Bancos, anunciou o lançamento do Débito Direto Autorizado, uma nova maneira de pagamentos para os conhecidos boletos bancários em papel. Com o DDA, será possível realizar as transações referentes aos boletos de forma eletrônica e segura, evitando alguns dos transtornos conhecidos por quem lida com o modelo atual de pagamento. Chega de papelada! A demora excessiva no envio dos papéis para pagamento, problemas de leitura no código de barras e todo o custo em papel e logística que o sistema demanda são alguns dos fatores que mais causam dores de cabeça em quem faz pagamentos e cobranças com boletos costumeiramente. O DDA promete ser um serviço rápido e seguro, permitindo o pagamento das contas de forma eletrônica e sem as complicações citadas.

 

COMO O DDA FUNCIONA?

O novo sistema de pagamentos pode ser considerado um boleto bancário totalmente eletrônico, em que tudo pode ser realizado pela Internet, telefone ou caixa eletrônico sem as inconveniências que o sistema de boletos atuais apresenta.

Isso significa que suas contas podem ser acessadas de qualquer lugar que apresente um dos meios citados, permitindo que você escolha normalmente qual dos boletos quer pagar e a forma que fará o pagamento, em um método muito seguro e funcional. Confira, na imagem abaixo, as diferenças entre o modelo atual de utilização dos boletos e o proposto pelo DDA.


PRINCIPAIS VANTAGENS

A primeira grande vantagem do sistema é a comodidade que ele traz, permitindo que você acesse os boletos eletrônicos de diversas formas, muito acessíveis para a grande maioria das pessoas. Além disso, somente você tem acesso aos seus boletos, evitando qualquer tipo de fraude ou alteração. Os problemas com o envio e recebimento dos papéis também são descartados, além de danos como rasgos e amassados que podem ocorrer ao documento. As cobranças ocorre em no máximo um dia útil, agilizando ainda mais os processos. O último grande ponto positivo é a economia em papel e energia trazida com o DDA. Segundo a própria FEBRABAN, a medida possibilitará a economia de 374 mil árvores, um bilhão de litros de água e 46 milhões de kW/hora, números valiosos em um mundo coorporativo que precisa visar o lado verde e sustentável dos negócios.


Informações adicionais


As contas que inicialmente serão incluídas no Débito Direto Autorizado são as que eram costumeiramente enviadas ou impressas em boletos bancários de papel, como cobranças de mensalidades escolares, condomínio, planos de saúde e outros. Ao menos nos primeiros meses do lançamento do novo sistema, as contas e boletos dos serviços públicos não estarão funcionando com o DDA, e você receberá os papéis normalmente. Todas as outras características do sistema funcionam exatamente como aconteceria com o boleto bancário comum, sem alterações.

 

QUERO ADERIR AO NOVO SISTEMA

Se as características apresentadas se enquadram ao seu perfil, basta se cadastrar no seu banco como um “sacado eletrônico” para começar a utilizar o serviço, que entra em vigor oficialmente no dia 19 de outubro. Os principais bancos nacionais já têm essa opção em seu site, com os termos de adesão prontos para você conhecer o DDA. Você pode cancelar a adesão a qualquer momento, além de optar por receber normalmente os boletos impressos mesmo ao fazer parte do programa. Também é possível visualizar o boleto de outras pessoas, como seus filhos ou pais, desde que seja feita uma autorização prévia para isso. A informatização dos processos bancários é só mais uma das vantagens trazidas pela evolução tecnológica. Em um mundo cada vez mais apressado, qualquer tempo mínimo que economizamos em tarefas do cotidiano já é uma grande conquista. O DDA vem para ajudar neste aspecto, facilitando as cobranças e pagamentos através dos boletos bancários, agora eletrônicos.

 

 

E O SEU BANCO, JÁ ADERIU AO DDA?

Confira abaixo a lista de alguns dos principais bancos que aderiram ao sistema, com as informações sobre o Débito Direto Autorizado e os termos de adesão:


Banco do Brasil

Bradesco

HSBC

Santander

Itaú

 

 

Fonte: Tecmundo

Link: http://www.tecmundo.com.br/seguranca/2615-seguranca-conheca-o-dda-o-boleto-bancario-eletronico-.htm


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.