Por que não consigo financiar um imóvel?

17, May, 2024

Você enfrentou dificuldades ao tentar financiar um imóvel e teve seu pedido reprovado?

Se já se viu nessa situação frustrante, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas encontram desafios ao tentar obter aprovação para financiar um imóvel. No entanto, para reverter essa situação é preciso compreender os motivos da negativa.

As razões por trás dessa reprovação são diversas e, por isso, neste artigo, exploraremos as possíveis causas e as mais comuns que podem atrapalhar o financiamento de um imóvel. Continue lendo para se aproximar da realização do seu sonho!

Leia também: Primeiros passos para quem deseja conquistar o seu primeiro imóvel 


Documentação incompleta ou inconsistente 

Iniciando por um motivo mais fácil de identificar e ajustar, entregar uma documentação incompleta ou incoerente com a realidade complica sua tentativa de financiar um imóvel.

Diversos documentos são requeridos para que seja possível concretizar a aprovação do empréstimo de crédito, como comprovantes de renda, extratos bancários e informações trabalhistas.

Caso deixe de entregar algum dos documentos necessários ou se houver inconsistências nos dados fornecidos, os credores talvez solicitem informações adicionais antes de tomar uma decisão ou, simplesmente, podem negar seu pedido. 


Renda insuficiente

A sua renda também é um fator determinante ao financiar um imóvel. 

As instituições financeiras analisam seus ganhos mensais para garantir que você possui recursos financeiros suficientes para arcar com as parcelas do financiamento, além de suas despesas cotidianas. 

Se após a análise for constatado que a renda não é capaz de cobrir todos os gastos, é provável que seu pedido seja negado.


Histórico de crédito desfavorável

Outro motivo comum para a reprovação no financiamento de um imóvel é um histórico de crédito desfavorável. Mas o que é isso? 

Se você possui um histórico de pagamentos atrasados e inadimplências, por exemplo, isso pode afetar negativamente sua pontuação de crédito e, consequentemente, sua elegibilidade para um financiamento imobiliário.

Sendo assim, a partir do momento que você entra com um pedido para financiar um imóvel, analistas se encarregam de verificar esses aspectos, investigando se você já teve restrições em órgãos de proteção ao crédito, como SERASA e SPC. 


Emprego não registrado

Os credores e instituições financeiras dão preferência para indivíduos com empregos estáveis, carteira de trabalho devidamente assinada e que sigam as exigências trabalhistas, ou que possuam um meio de comprovar a estabilidade financeira.

Isso se deve ao fato de que tais condições representam uma garantia mais confiável da capacidade de pagamento a longo prazo, o que é essencial, considerando que os financiamentos frequentemente se estendem por anos e até mesmo décadas.

Portanto, a falta de emprego formal também prejudica o financiamento de um imóvel, mesmo que a renda seja considerada suficiente para cobrir os gastos.


Como ampliar suas chances de conseguir financiar um imóvel? 


Bom, isso é bem simples, basta seguir o oposto do que foi exposto ao longo dos tópicos anteriores.

Portanto, tenha aquilo que é considerado um bom perfil de crédito, mantendo um histórico positivo de relacionamento com instituições financeiras e evitando atrasos nos pagamentos

Além do mais, algumas dicas extras podem te ajudar a completar esse conjunto de fatores. Se possível, dê um valor de entrada substancial para diminuir o valor das parcelas do financiamento. Quanto maior for o valor da entrada, menor será o montante do empréstimo necessário e das parcelas a serem pagas, portanto, maior será a probabilidade de obter a aprovação.

E se estiver passando por um momento delicado, faça um planejamento financeiro para conseguir cumprir com todas suas despesas. Organize suas finanças, corte gastos desnecessários e estabeleça prioridades para garantir que suas obrigações sejam atendidas. 

Uma vez que sua situação financeira for mais estável, você estará mais preparado para solicitar novamente um pedido para financiar um imóvel.

Leia também: Como usar o FGTS para comprar um imóvel


As dúvidas persistem? 

Se ainda restam dúvidas e incertezas quanto ao financiamento do seu imóvel, entre em contato com um dos especialistas da Lorenzini. Estamos à disposição para auxiliá-lo na realização do seu sonho!



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.