O que é crédito imobiliário? Veja como ter o apartamento dos sonhos

01, Aug, 2022

Muitas pessoas sonham com a casa própria, mas não são todos que conseguem comprá-la à vista. Para tornar o sonho realidade, entram em cena as instituições financeiras e alternativas para possibilitar a compra, como o crédito imobiliário. 

Não sabe o que é isso? Fique tranquilo, você vai descobrir nesse texto tudo sobre essa alternativa. 


Entenda o que é um crédito imobiliário


Esse é um empréstimo financeiro com a finalidade de adquirir um imóvel, seja ele novo, usado ou em construção. Quem concede esse crédito são instituições financeiras, onde é pago o valor integral ou parcial da propriedade para o solicitante. 

Para isso acontecer, o banco realiza uma extensa análise do comprador para entender suas condições e se é apto para receber esse crédito. Existem regras que são base para solicitar essa análise, falaremos sobre elas mais para frente. 

Com a liberação do crédito, é elaborado um contrato que estabelece em quanto tempo e o valor a ser pago pelo comprador. Além disso, também são apontados os juros dessa transação que devem ser pagos ao longo desse período. 


Tipos de financiamento 


Aqui são trabalhados dois tipos principais de financiamento, conhecidos como Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Cada um apresenta características e regras distintas, que você verá a seguir. 


SFH


Criado em 1964, foi a primeira opção de financiamento imobiliário apresentada ao consumidor. Seus recursos têm origem na caderneta de poupança e no FGTS. 

Nesse sistema o imóvel não pode custar mais de R$ 1,5 milhão e o crédito cobrirá 80% do valor total. Isso significa que o comprador precisará de uma entrada para adquirir o imóvel. 

Fora isso, as prestações não podem ser maiores do que 30% da renda mensal do solicitante.


SFI


Esse é um sistema mais novo e flexível, criado em 1997. No SFI, os recursos para o crédito imobiliário tem origem em grandes instituições e investidores. 

Aqui o valor do imóvel pode ser superior a R$ 1,5 milhão e 90% é financiado pelas instituições, além da taxa de juros variável. Não existe um percentual de limite para o valor das parcelas. 

Outra diferença é que o sistema pode ser usado por pessoas físicas e jurídicas e para o financiamento de imóveis não residenciais. 


Condições para obtenção do crédito


O primeiro passo é estudar e escolher um tipo de financiamento, além da instituição financeira para a concessão. Alguns bancos oferecem ambas as opções e também alguns programas de incentivo, como o Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida).

As condições para obter essa linha de crédito são baseadas em alguns fatores, por isso a necessidade da análise. O solicitante terá que apresentar sua renda familiar, qual quantia possui de entrada, dados pessoais, entre outras informações. 

Por conta disso, será necessário apresentar a documentação exigida. Ela consiste em: 


  • Documentos pessoais (RG e CPF);
  • Certidão de nascimento ou casamento, dependendo do estado civil;
  • Comprovante de renda;
  • Entre outros.  


Essa alternativa vale a pena?


Imóveis são um bem de alto valor, dificultando a compra. Por isso, esse é um fator que torna o crédito imobiliário vantajoso, afinal, é uma facilidade para realizar o sonho da casa própria. 

Então, se você tem o desejo de ter seu próprio lar, esse é o melhor caminho. Que tal aprender mais sobre esse assunto e se aproximar ainda mais da realização desse sonho? Clique aqui para acessar nosso blog.

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.