Checklist do investimento imobiliário: tudo o que você precisa saber

03, Aug, 2022

Os investimentos imobiliários são uma excelente opção para quem procura investir seu dinheiro em algo estável, que apresente baixos riscos!

Há diversas formas de investir no mercado imobiliário, cada uma delas podem se encaixar melhor do que outras dependendo do perfil do investidor.

Está pensando em investir em imóveis, mas não sabe por onde começar? Então não se preocupe, pois neste artigo, vamos falar sobre as diversas maneiras de realizar um investimento imobiliário, continue a leitura para saber mais.


Preparativos


Um investimento imobiliário demanda um bom planejamento financeiro, por isso, é de extrema importância que todos os envolvidos (caso invista junto a sua família, por exemplo) saibam qual será o tempo e forma de investimento, e quais metas a devem ser alcançadas.

Também é fundamental que você conte com uma reserva de emergência para 3 meses, a fim de ter mais segurança em casos de imprevistos.


Tipos de investimentos imobiliários


É fato que a vida financeira de cada pessoa possui suas diferenças e particularidades, por isso, é de grande importância entender os tipos de investimento e escolher o mais adequado para você, confira os mais recomendados por nós:


Imóveis na planta


Adquirir um imóvel na planta é uma ótima opção para quem deseja investir no mercado imobiliário a longo prazo, pois permite a revenda ou locação do imóvel após a conclusão da obra.

Estes apartamentos possuem preços mais acessíveis do que imóveis prontos, e exige menos burocracia na documentação.


Imóveis usados


Imóveis usados ou prontos para morar beneficiam aqueles que procuram um investimento imobiliário de imediato. 

Saiba que é completamente possível encontrar imóveis de altíssima qualidade entre as opções que costumam ser deixadas de lado pelo consumidor final, por serem menos recentes que os imóveis na planta.

Vale a pena analisar empreendimentos já concluídos para identificar essas oportunidades.


Imóveis comerciais


A maioria das empresas precisa de imóveis comerciais, seja para definir uma base operação, ponto de vendas ou outros fins como endereço fiscal. Por isso, você pode realizar a locação para essas empresas.

Lembre-se que há mais segurança da locação se a empresa inquilina for relacionada a algum serviço essencial como mercados, farmácias e entre outros.


Escolha do imóvel


Após entender qual tipo de investimento imobiliário mais combina com seu perfil de investidor, é necessário estudar qual imóvel será escolhido. Para isso, é importante considerar diversos fatores, como:


Localização


A localização do imóvel é um dos pontos mais importantes para se considerar na hora de investir, independentemente se deseja revender ou alugar.

Não há dúvidas que o local onde o imóvel está situado vai ter grande impacto no dia-a-dia de seus moradores, por exemplo, em questão de mobilidade e acessibilidade a mercados, conveniências e serviços.


Lazer


A procura por opções de lazer diversas nos imóveis residenciais aumentou, visto que há muitas pessoas que passam agora mais tempo em casa (principalmente ao trabalhar em home office).

Assim, o lazer que o empreendimento oferece também é fator decisivo para o consumidor final na hora de alugar ou revender.


Infraestrutura


A qualidade de vida das pessoas que vão morar no empreendimento está diretamente ligada a infraestrutura do local, e isso abrange itens como:


-Disponibilidade de elevadores;

-Acessibilidade no apartamento e nas áreas comuns;

-Possibilidade de instalação de ar-condicionado;

-Quantidade de vagas na garagem.



Esse, também é um fator de peso na escolha do consumidor final.


Credibilidade da construtora


Tanto para investir em imóveis na planta quanto em imóveis prontos, é de grande importância que a construtora responsável pelo empreendimento tenha credibilidade no mercado.

Escolher a construtora certa pode evitar muitas dores de cabeça envolvendo atrasos na obra, qualidade do acabamento e infraestrutura, etc.

Pesquisar avaliações e depoimentos é uma ótima forma de estudar a empresa.

Leia também: Conheça a história da Lorenzini, a sua construtora


Forma de pagamento


Agora que você já realizou os preparativos e escolheu o imóvel perfeito para você, é hora de avaliar qual é a forma de pagamento mais adequada a seu perfil:


Financiamento


Realizado mediante a sua instituição financeira, o financiamento é uma excelente opção para quem deseja investir de imediato, nesta opção é possível utilizar o saldo do FGTS. 

É importante realizar uma simulação a fim de projetar quais serão o valor das parcelas e seus juros.

Leia também: Como financiar um imóvel: Guia completo


Consórcio


Esta opção consiste em um grupo de interessados em um mesmo valor de crédito para a compra de imóveis, sendo que alguns deles são contemplados a cada mês.

O FGTS também pode ser utilizado nessa modalidade, e apesar de ainda possuir parcelas, é considerado um investimento à vista, livre de juros.


Conclusão


Neste artigo, você aprendeu tudo o que precisa saber para realizar um investimento imobiliário! Após avaliar todos esses pontos que discutimos no texto, só vai restar preencher a papelada com a construtora e o banco.

Leia também: Checklist para compra de imóvel

Que tal encontrar o apartamento perfeito para investir? Aqui na Construtora Lorenzini, você encontra empreendimentos de mais alta qualidade no Grande ABC!

Clique aqui e saiba mais.

Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.