4 índices econômicos que definirão sua próxima negociação de imóvel

18, Aug, 2022

Saiba quais são os principais índices econômicos que impactam diretamente na compra do seu imóvel dos sonhos e podem alterar as parcelas dos contratos.


A busca do imóvel perfeito é sempre cheia de possibilidades e muitas vezes nos deixam várias ótimas opções para escolher.


Se você está vivendo este momento na sua vida, talvez, seja por estar entrando também numa nova fase…


A família está aumentando, acabou de casar ou pensa em ter filhos, ou talvez esteja buscando um novo lar que te represente melhor. Se você se encaixa nessas opções ou até mesmo tem um outro motivo a verdade é só uma:


Todo mundo busca o melhor lugar para chamar de “lar” e quer fazer uma negociação tranquila.


Na busca de te ajudar a encontrar a sua nova moradia vamos te direcionar alguns índices econômicos que afetam os preços, qualidade e negociação do seu futuro lar.


  1. Taxa Selic

 A Selic é muito conhecida por ser a taxa básica de juros. Ela é atualizada, a cada 45 dias, pelo Copom (Comitê de Política Monetária).


Sua relevância é notável. A partir dela os juros bancários de empréstimos, aplicações financeiras e financiamentos são alterados a cada nova atualização.



  1. PIB (Produto Interno Bruto)

Provavelmente você já conhece esse índice. Junto da Taxa Selic, o PIB está entre os principais indicadores de todas as nações, estados e cidades.


O Produto Interno Bruto soma todos os bens e serviços novos que têm valor na moeda nacional. 


É importante destacar o “novos” porque imóveis que foram usados e estão sendo vendidos não entram na soma do PIB. Então, se o PIB estiver em alta, significa que a demanda de lançamentos ou imóveis em planta está em alta também.


  1. INCC-M (Índice Nacional de Custo da Construção do Mercado)

Por ser um indexador, na hora de serem feitos reajustes nas parcelas dos contratos o INCC será um dos índices a ser conferido.


Além de servir para reajustes de contrato, ele possui a capacidade de ajudar a definir a rentabilidade de alguns ativos. 


Ele é calculado pela renomada Fundação Getúlio Vargas (FGV) e coleta dados sobre os preços de custo da construção civil em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Salvador e Porto Alegre.


Para trazer o resultado, são somados os valores de mão de obra, serviço, equipamento e materiais. O INCC é o índice que atualiza os contratos dos imóveis.


  1. CUB (Custo Unitário Básico da Construção Civil)


O CUB, como você viu no nome, também analisa os custos da construção civil. Ele também serve como indexador e é muito usado por incorporadoras na estimação dos custos de obra. Esse indicador, que é calculado através dos preços dos materiais por m², é estipulado todo mês pelo Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil).


Outros índices importantes para o Mercado Imobiliário


IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado): mede a inflação e é o principal índice quando há reajustes e correções nas negociações de imóveis prontos, como os financiamentos diretos de longo prazo.

Indicadores do Mercado SECOVI (SP): nos mostra dados relacionados aos financiamentos, lançamentos, locações, processos, vendas de imóveis e outras coisas; um índice muito abrangente, e importante.


E agora, faço o que com todos esses índices econômicos?


Pode parecer muita coisa, mas os portais trazem facilidade na leitura desses dados, e agora você tem uma base sólida para chegar preparado para negociar seu próximo imóvel.


Existem vários fatores que afetam o mercado, a exemplo disso temos a pandemia e o pós-pandemia


E apesar de tudo isso a Lorenzini sempre oferece condições de negociação favoráveis para você investir no imóvel perfeito.


Se você quiser aprender mais sobre o mercado imobiliário, você pode acessar o blog da Lorenzini clicando aqui. 


Periodicamente, te traremos dicas de mercado econômico, decoração e outros assuntos para te ajudar a ter o melhor imóvel disponível no mercado.



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.