decoração de sala moderna

Decoração de sala: veja 7 dicas simples para valorizar o ambiente

20, Sep, 2022

Pensar na decoração da sala não é tarefa simples, afinal, esse cômodo é o primeiro que vemos ao entrar em casa. Por isso, precisa ter um visual agradável.

Além disso, a sala de estar é o ambiente em que passamos boa parte do tempo quando estamos em casa, exigindo uma decoração aconchegante e acolhedora. 

Porém, com poucas mudanças e algumas adaptações, é possível ter uma decoração de sala simples e barata, mas sem deixar a beleza de lado. 

Se você quer mudar a decoração da sala, ou acabou de comprar um apartamento novo, leia estes post e saiba como valorizar o ambiente com dicas simples. 


Você sabe qual é o seu estilo de decoração? 


Geralmente, passamos muito tempo em casa, principalmente quem trabalha em home office. Por isso, o lar precisa ser aconchegante e transmitir a energia dos moradores.

Ou seja, não basta colocar itens decorativos, pintar as paredes, colocar móveis. É preciso pensar em uma decoração com a cara dos moradores, mas que esteja em total harmonia. 

Antes de começar a mudar a decoração da sala, é importante definir qual mensagem o ambiente deseja passar. Felizmente, há diversos estilos que podem ajudar quem não tem noção de decoração de interiores.

Ao escolher o estilo de decoração, torna-se mais fácil harmonizar as cores do ambiente, o material dos móveis e objetos decorativos, a composição das texturas, etc. 

A seguir, veja os 10 estilos de decoração mais conhecidos. 


  • Estilo industrial 

  • Estilo romântico

  • Estilo boho

  • Estilo retrô

  • Estilo provençal

  • Estilo contemporâneo

  • Estilo escandinavo 

  • Estilo rústico 

  • Estilo Pop Art

  • Estilo Tropical 


Decoração de sala: 7 ideias para você se inspirar

Confira como fazer uma decoração de sala simples, sofisticada e moderna. As dicas a seguir podem ser adaptadas para os mais diversos estilos de decoração. Veja!   


Plantas na decoração

Utilizar plantas é uma ótima opção para decoração de sala de estar. Além de deixar o ambiente mais bonito, elas deixam a casa aconchegante e quebram a frieza de tons neutros e terrosos. 

As plantas podem ser colocadas em vasos pequenos na prateleira, ou em vãos maiores no chão. Quem gosta de suculentas e cactos pode utilizar o cachepô, item que funciona muito bem como peça decorativa. 

Para inovar, escolha plantas pendentes para colocar nas prateleiras, nichos, na estante da televisão ou de livros. Essas espécies de plantas crescem caídas para baixo. 


Leia também: Como escolher o papel de parede ideal?


Iluminação decorativa

Além de cumprir com a função de iluminar, a iluminação também é um artifício decorativo. Quando bem pensada, a iluminação serve para realçar o ambiente, bem como itens de decoração — como um belo quadro ou uma escultura de luxo. 

Na iluminação decorativa, até mesmo as peças de iluminação fazem parte da decoração, como lustres, abajures, fitas de LED, arandelas, luminárias, trilhos de luzes, entre outros. 


Painel de pegboard

O painel de pegboard é uma chapa com vários furos, nos quais podem ser pendurados itens variados, tais como bolsa, cachecol, lenço, etc. Porém, é possível adicionar prateleiras e aumentar a quantidade de objetos.

Como decoração de sala, o painel pegboard funciona bem em imóveis com pouco espaço para instalar prateleiras ou nichos. Na peça, é possível colocar os vasinhos de plantas, guardar livros, ou colocar itens usados no dia a dia (chaves, carteira, álcool 70%...).   


Quadros decorativos

Utilizar quadros é uma opção econômica e simples para repaginar a decoração da sala. Isso porque, nem é preciso comprá-los prontos. Com algumas habilidades artísticas, é possível fazer quadrinhos do zero, com imagens que remetam bons momentos em família. 

Aposte no contraste caso opte por utilizar quadros. Ou seja, utilize quadros de tamanhos, molduras e cores variadas. Cuidado para não sobrecarregar visualmente o ambiente. 


Monocromático

Uma ideia de decoração barata e moderna é escolher dois tons da mesma cor e acrescentar à decoração da sala. Porém, cuidado para não exagerar e deixar todo o ambiente com a mesma cara.

Para não errar na combinação, deixe as cores apenas para os itens decorativos. Opte por deixar as paredes e móveis com tons neutros e menos chamativos. 


Contraste de texturas

O contraste de texturas combina muito com a decoração da sala, pois diversos móveis e objetos podem ser usados nesse ambiente sem deixá-los com aspecto bagunçado.   

Nesse sentido, uma ótima harmonização é colocar uma manta felpuda em um sofá de couro. Ou deixar um tapete macio em contraste com móveis rústicos de madeira. 

A cortina e as almofadas também são itens de decoração que podem ser explorados de maneira estratégica. Assim, caso a decoração tenha um ar mais pesado, opte por tecidos leves.


Sofá fora do convencional

O sofá é um dos principais móveis da sala. Por isso, ele pode ser colocado no ambiente de maneira não convencional, como, por exemplo, como futton, ou sofá feito de pallets de madeira.



Além do modelo, o sofá pode ser forrado com um tecido de textura diferente, ou com uma cor que sirva de destaque para a decoração da sala

Gostou deste post? Então arregace as mangas e coloque-as em prática! Para ver outras dicas para decorar o seu apartamento, fique ligado no blog da Construtora Lorenzini

Já que você planeja mudar a decoração da sala, aproveite o embalo e saiba como decorar os quartos do seu apartamento. 


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.