Vale a pena morar em São Caetano do Sul?

27, Sep, 2022

Você já pensou em morar em São Caetano do Sul? Caso não, saiba que a cidade é reconhecida pela excelente qualidade de vida e tem um dos maiores Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do País.

Situada no ABC paulista, a cidade está próxima à capital. Por isso, recebe alto fluxo de turistas e visitantes da região. 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a história oficial da cidade tem início com os frades beneditinos radicados no Brasil, responsáveis pela fundação da Fazenda de São Caetano, nas terras de Tijucuçu.

Quer conhecer melhor a cidade? A Construtora Lorenzini preparou este texto com alguns benefícios de morar em São Caetano do Sul. Veja a seguir:


Conheça São Caetano do Sul


São Caetano do Sul é uma cidade do Estado de São Paulo que fica nos arredores de Santo André, São Bernardo do Campo e da capital paulista. Aproximadamente 162 mil pessoas moram no município.

Quanto aos dados econômicos dos municípios, São Caetano do Sul tem o Produto Interno Bruto (PIB) per capita de R$ 85 mil. Entre as principais atividades econômicas, estão o turismo de negócios e o de lazer. 

Quem gosta de natureza vai adorar morar em São Caetano do Sul, afinal, cerca de 95% das vias públicas são arborizadas.   

Em julho de 2022, o município foi premiado com o topo do ranking de cidades sustentáveis do Brasil, título entregue pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Foi nessa cidade que Hortência de Fátima Macari, a rainha do basquete, iniciou a carreira, na década de 70. Hortência chegou no município aos 9 anos e morou com a família no bairro Santa Maria. 


Leia também: Veja outras curiosidade sobre São Caetano do Sul 


Saiba quais são os principais motivos para morar em São Caetano do Sul 


Escolher morar em São Caetano do Sul pode fazer total diferença na vida da sua família! Saiba o porquê nos próximos tópicos. 


Fácil locomoção 


A cidade não é cortada por nenhuma rodovia, mas não é difícil chegar nos municípios vizinhos. Isso porque o município é abastecido com linhas de ônibus municipais, intermunicipais e trens.

Quem trabalha em São Paulo, por exemplo, não terá problemas em morar em São Caetano do Sul. Pela linha 10 da CPTM, o deslocamento até o centro da capital é de aproximadamente 30 minutos.


Baixo custo de vida


Apesar de um bom IDH, um dos principais atrativos de morar em São Caetano do Sul é o custo de vida considerado baixo. Se comparado a São Paulo, a cidade é bastante acessível em vários aspectos.

Em relação à moradia, por exemplo, a cidade recebe especulação imobiliária menor. Isso significa que o aluguel tem preços mais baixos, assim como a compra de imóveis.

O custo de vida baixo reflete também em outros gastos, como no lazer, transporte e alimentação. Isso se dá às várias opções acessíveis de comércio, serviços e entretenimento.


Opções variadas de lazer


Morar em São Caetano do Sul significa ter acesso a uma ótima estrutura de lazer para todas as cidades. A cidade tem diversos parques, o que ajuda a aumentar a qualidade de vida dos moradores. 

Entre eles está o Espaço Verde Chico Mendes, área com 140 mil m², com pista de caminhada, quadras poliesportivas e outros espaços de convivência. O local fica no Cerâmica, um dos melhores bairros de São Caetano do Sul.

No bairro também está localizado o ParkShopping São Caetano, um amplo centro comercial. Ao todo, são 218 lojas e seis salas de cinema no complexo, com várias opções gastronômicas na praça de alimentação.

Em SCS, até mesmo um passeio por uma avenida pode ser um ótimo programa de lazer. A Avenida Presidente Kennedy tem um canteiro central com ciclovia e pista de caminhada. 

Para as crianças, a Praça Di Thiene tem amplo espaço verde e um playground completo. Já para os amantes de passeios culturais, a Pinacoteca Municipal oferece exposições gratuitas. 

Para os finais de semana e happy hour, quem deseja morar em São Caetano no Sul tem bares com música ao vivo e casas noturnas à disposição. Os arredores desses estabelecimentos é repleto de opções econômicas de alimentação para depois da balada.  

Além disso, há restaurantes, pizzarias, hamburguerias e outros estabelecimentos alimentícios, incluindo opções para veganos e vegetarianos. 


Excelente infraestrutura


São Caetano tem o maior IDH, isso é um reflexo da excelente infraestrutura que a cidade tem. Essa é uma das maiores vantagens de morar em São Caetano do Sul.

Em relação à educação, a cidade tem instituições de ensino públicas municipais e estaduais com ensino de qualidade. No total, há 30 instituições do Ensino Fundamental ao Médio, além de creches e escolas de Educação Infantil. 

Há ainda universidades públicas e privadas, como a Fatec e a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Outro ponto que chama atenção é a segurança pública. A cidade é uma das mais seguras da região do ABC Paulista quando comparada a outros municípios do estado. 


Deseja morar em São Caetano do Sul? Conte com a Lorenzini!


Com 65 anos de atuação na construção civil, a Construtora Lorenzini é líder no segmento de imóveis residenciais e comerciais de médio e alto padrão em SCS. 

A Lorenzini pode ajudar a encontrar o lugar perfeito para morar! A seguir, conheça os imóveis à venda em São Caetano do Sul: 




Entre em contato conosco e comece a planejar a sua vida em São Caetano do Sul! 


Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.