Mercado imobiliário: termos que todo investidor precisa saber!

Mercado imobiliário: termos que todo investidor precisa saber!

14, Oct, 2022

O mercado imobiliário conta com um vocabulário próprio. O que não faltam são termos utilizados pelos profissionais que trabalham na área para explicar e traduzir situações, transações e características desse universo. Por isso, no artigo de hoje, vamos elaborar um verdadeiro dicionário do mercado imobiliário para ajudar a situar os investidores que estão buscando boas oportunidades de negócio. 


Para organizar a leitura do texto, vamos começar apresentando as expressões mais usadas no mercado imobiliário e, em seguida, vamos apresentar uma dica bônus, para você aprender onde é possível investir com segurança e tranquilidade. 


No artigo iremos falar sobre 

  1. Valor de Mercado 
  2. Valor Geral de Vendas 
  3. Unidades imobiliárias 
  4. Incorporação imobiliária 
  5. Habite-se 
  6. Alienação Fiduciária 
  7. INCC
  8. Escritura 
  9. Contrato de Gaveta 
  10. Crédito Imobiliário  

 

1- Dicionário do mercado imobiliário: Valor de Mercado

O valor de mercado é um termo fundamental para os investidores de imóveis. Isso porque ele é usado para se referir a um preço de compra e venda de um bem, com base na oferta e na demanda. 


Se tem muita oferta e pouca demanda, o valor de mercado cai. Se existe muita demanda e a oferta segue estável, a tendência é que o valor de mercado aumente. 


2- Dicionário do mercado imobiliário: Valor Geral de Vendas

O Valor Geral de Vendas, também conhecido pela sigla VGV, é um índice muito relevante para as construtoras, as empresas que trabalham com construção civil. 


É um indicativo usado para calcular a viabilidade da realização de um projeto imobiliário. Ele considera o valor potencial da venda das unidades que o empreendimento pretende disponibilizar. O VGV é um meio de entender se um empreendimento poderá ter um bom desempenho no mercado imobiliário. 


3- Dicionário do mercado imobiliário: INCC

Essa sigla significa Índice Nacional de Custo e Construção, que é medido todo mês pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O objetivo é medir o quanto os preços dos itens usados na construção civil variam. 


O INCC também faz parte da realidade da compra de imóveis, pois é usado para corrigir o preço das parcelas e o valor final de imóveis que ainda estão em fase de construção. 


4- Dicionário do mercado imobiliário: Unidades imobiliárias 

As unidades imobiliárias são os imóveis existentes dentro de um empreendimento. Se um condomínio conta com 200 apartamentos, isso significa que o condomínio tem 200 unidades imobiliárias. 


5- Dicionário do mercado imobiliário: Incorporação imobiliária 

Incorporação imobiliária é uma modalidade de investimento que envolve a comercialização de edifícios e condomínios. A incorporadora vai vender as unidades enquanto elas ainda estão na planta, antes delas serem finalizadas, ou mesmo construídas. 


6- Dicionário do mercado imobiliário: Habite-se 

O Habite-se faz parte da burocracia do mercado imobiliário. É um documento que garante que o projeto foi executado de acordo com as regras estabelecidas pelo município. 


Para conseguir o habite-se, tanto a construtora quanto o proprietário podem fazer essa solicitação. Uma vez que ela acontece, uma vistoria é feita no imóvel para assegurar que ele foi construído de acordo com o projeto original. Aviso importante aos investidores: é impossível comercializar um imóvel legalmente sem o habite-se. 


7- Dicionário do mercado imobiliário: Alienação Fiduciária 

Outro termo muito presente no cotidiano do mercado imobiliário é a alienação fiduciária. Essa expressão traduz uma garantia de propriedade. O que acontece é um acordo entre credor e devedor e quem tem a dívida dá como garantia do pagamento da mesma um imóvel.


O imóvel em questão fica à disposição do devedor e não pode ser alienado até que sua dívida com o credor seja quitada. 


8- Dicionário do mercado imobiliário: Escritura

A escritura representa legalmente o ato de transmissão de posse de um bem. É o documento que oficializa a aquisição de um imóvel. 


9- Dicionário do mercado imobiliário: Contrato de Gaveta 

O contrato de gaveta é um acordo estabelecido entre as partes que pode ser usado na negociação. Vale lembrar, contudo, que esse não é um documento oficial, pois não é registrado em cartório. 


10- Dicionário do mercado imobiliário: Crédito Imobiliário 

O crédito imobiliário é um empréstimo feito por instituições financeiras para pessoas que desejam comprar um imóvel. Ele é feito para a pessoa realizar o financiamento do bem. 


O crédito imobiliário é comumente oferecido a partir do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e do Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). 


Agora que você compreendeu um pouco melhor os termos do mercado imobiliário é hora de escolher o seu próximo investimento. Acesse o site da Construtora Lorenzini e saiba mais sobre os empreendimentos disponíveis. 



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.