Investir em imóveis é ou não uma boa opção? Descubra de uma vez por todas!

Investir em imóveis é ou não uma boa opção? Descubra de uma vez por todas!

20, Oct, 2022

Não é segredo para ninguém que investir em imóveis é uma das formas mais comuns de se fazer aplicações.


Sejam empreendimentos residenciais, comerciais, terrenos ou loteamentos, os imóveis são uma maneira muito utilizada de se fazer investimento. 


Fato é que essa opção traz vários benefícios. Entre eles estão a segurança e a lucratividade.


Não é à toa que pessoas de maior poder aquisitivo costumam investir ao menos uma parte do seu patrimônio nesse setor. Há motivos para isso.


Nesse artigo, vamos falar das principais razões que fazem com que investir em imóveis seja uma alternativa para aqueles que possuem maiores recursos financeiros.


Conheça os 7 principais motivos para se investir em imóveis


Segurança


A demanda por imóveis sempre vai existir. Afinal, em toda a movimentação da nossa vida, o imóvel está sempre presente. Seja para morar, trabalhar, ter momentos de lazer e etc.


Isso significa que mesmo nos cenários financeiros mais difíceis, a procura por imóvel sempre vai existir.


Outra grande vantagem é que esse é um tipo de investimento não corre risco de ser congelado pelo governo, como é o caso da poupança, o que traz maior tranquilidade e estabilidade para o seu investidor.


Contudo, é preciso tomar cuidado ao escolher imóveis em construção. É importante sempre analisar com cuidado a construtora. A dica é buscar empresas que se destacam no mercado por sua credibilidade. 


Proteção da inflação


Você sabia que ao investir na compra de um imóvel ou alugar algum que você já tenha, você contribui no poder de compra do seu dinheiro?


A razão disso é que com o valor das parcelas da compra de um apartamento, o valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário o INCC (Índice Nacional da Construção Civil) garante mais segurança para o consumidor, com o objetivo de analisar o desempenho dos gastos das construções habitacionais. 


Ou seja, essa é uma espécie de índice de inflação de preços do setor da construção civil.


Ele oferece um panorama de como têm evoluído os custos do setor ao longo do tempo.


Renda


Outra grande vantagem ao investir em imóveis é que você ainda gera uma renda passiva, isso significa que você passa a ter uma espécie de “salário” sem precisar trabalhar para isso.  


O fato de muitas pessoas ainda não terem as condições financeiras necessárias para adquirir o seu imóvel próprio faz com que você consiga gerar uma renda ao alugar o seu. 


A verdade é que sempre há procura por bons imóveis para locação. Seja para morar ou até mesmo para empreendimentos, como no caso das salas comerciais.


Diversificação


Essa é uma estratégia muito utilizada para quem deseja proteger o seu patrimônio, pois reduz os riscos do investidor ter prejuízos.


Inclusive, até mesmo aqueles que preferem investir na bolsa de valores possuem ao menos parte de seu dinheiro alocado em imóveis; seja de forma direta, adquirindo um imóvel, ou indireta, através de fundos imobiliários.


Você já deve ter ouvido a seguinte frase: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”.


Ela quer dizer que quando você aplica todo o seu dinheiro em uma única ação ou em ativos que tenham muita correlação entre si, o seu risco de perder patrimônio aumenta, diante de uma queda brusca da Bolsa, por exemplo.


Vale ressaltar que aqueles que têm parte dos seus recursos alocados em imóveis, se sentem mais protegidos, uma vez que quando o mercado imobiliário tem oscilações para baixo, o investidor consegue ter um prazo maior para tomar decisões. 


Além disso, é inegável que gerar renda a partir do aluguel de imóveis é um excelente negócio, e pode contribuir para alavancar patrimônios.


Valorização da região


Ao escolher um imóvel para investir é fundamental analisar com cuidado a região em que ele está localizado.


Pois a escolha de bairros que tenham bom potencial de valorização, lhe trará benefícios futuros.


Observar se há planos de construção de shopping centers e abertura de boas escolas também vale a pena.


Formação de patrimônio


Ainda que muitas pessoas saibam da importância de guardar dinheiro para formação de um patrimônio futuro, nem todos conseguem ser disciplinados nesta questão.


Contudo, com o capital imobilizado, investido em imóveis é mais fácil obter disciplina para investir e deixar aquele investimento render os frutos planejados, seja obtendo uma renda de aluguel ou revendo mais tarde ao embolsar o ganho de capital.


Proteção para a família


Investir em imóveis também é uma excelente forma de proteger a renda da sua família.


Pois caso o principal gerador de renda venha a faltar, os seus dependentes não sofrerão graves consequências financeiras, visto que se você tiver alguns imóveis alugados, que geram renda, eles poderão de certa forma suprir as necessidades de seus familiares e garantir a sobrevivência digna.


Além disso, os imóveis serão uma boa herança para os seus descendentes, pois irão contribuir na formação do próprio patrimônio de cada um.


Hoje você ficou por dentro dos principais motivos para investir em imóveis e por que isso pode ser uma opção que vale a pena considerar.


Esse artigo te ajudou?


Fique por dentro de mais temas clicando aqui.



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.