Amortização de financiamento

Entenda como fazer amortização de financiamento

28, Oct, 2022

Você sabia que a amortização de financiamento é uma maneira eficiente de diminuir o prazo da sua dívida imobiliária e ter redução de juros e encargos? É isso mesmo! 

 

A amortização é uma verdadeira aliada quando o assunto é o abatimento de juros, taxas e encargos do seu imóvel. 

 

Ficou curioso para entender melhor sobre o assunto? Então prossiga a leitura e confira o conteúdo exclusivo que a Construtora Lorenzini preparou para te ajudar a se livrar mais rápido das contas.

 

Amortização de financiamento: o que é isso? 


Quando você possui um financiamento de imóvel, o valor emprestado pelo banco é acrescido com juros - que são diluídos em cada parcela durante todo o pagamento. E é aqui que entra a amortização!


Amortizar é o mesmo que reduzir uma dívida, ou seja, abater parte dela em parcelas que são pagas ao longo do tempo. 


Para exemplificar, vamos supor que você tenha um financiamento imobiliário a ser quitado em 15 anos - todo mês, ao pagar as prestações, você amortiza a dívida e reduz o valor total dela. 


Leia também: O que é crédito imobiliário? Veja como ter o apartamento dos sonhos


E como funciona a amortização?


Existem inúmeras formas de amortizar uma dívida, mas há dois principais sistemas de amortização de financiamento no mercado, são eles: 


  • Amortização SAC


Neste sistema, as parcelas sofrem reajuste ao longo do tempo e vão diminuindo o valor. Isto é, as primeiras parcelas são mais caras e as últimas, mais baratas.


Amortização Price


Com esse sistema, as suas parcelas mantêm o mesmo valor durante todo o período de financiamento.


Se você se perguntou qual seria a melhor opção para quitar mais rapidamente o financiamento imobiliário, a nossa resposta é uma só e pode não te agradar muito: tudo depende do seu orçamento..


Isto é, a melhor escolha sempre vai depender do seu planejamento financeiro e disponibilidade de capital, mas independente da opção escolhida, o objetivo te levará ao mesmo resultado: reduzir o valor da dívida.


Quais as vantagens de fazer amortização de financiamento?


A amortização de financiamento é uma excelente opção se você tem uma renda extra, ganhou um aumento, possui planejamento financeiro ou tem dinheiro guardado. Por isso, conheça as vantagens de amortizar a sua dívida e tire suas próprias conclusões:


  • Reduz o valor total do juros - infelizmente, os juros existem ao comprar um imóvel financiado e a amortização é uma excelente saída para o abatimento de juros e encargos


  • Quitação mais rápida do imóvel - se livrar de uma dívida longa é o sonho de todas as pessoas que compram um imóvel financiado, não é mesmo? E a amortização é uma grande aliada para isso. 


  • Aumento do lucro na hora de vender - essa dica é muito valiosa para quem compra imóvel na planta. Afinal, quanto mais rápido você quitar a dívida, maiores são as chances de você vender o imóvel por um valor mais lucrativo e se beneficiar com a valorização da região e do mercado imobiliário.


Agora que você já sabe que amortização de financiamento é uma ótima opção para quitar o seu imóvel, precisa colocar em prática as dicas abordadas no artigo e dizer “adeus” às dívidas e juros imobiliários. 


Esse artigo te ajudou?


Fique por dentro de mais temas clicando aqui.



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.