Expectativas para o mercado imobiliário em 2023

Expectativas para o mercado imobiliário em 2023

10, Nov, 2022

Com o fim do ano se aproximando, já é possível entender como será o mercado imobiliário em 2023. Novos paradigmas e tendências aguardam o setor para o próximo ano, com boas expectativas.


Chegou a hora de entender com o consumidor e o mercado como um todo vão se comportar daqui para frente. Assim, é possível se planejar para aproveitar desse momento positivo. 


Por isso, continue a leitura se quiser saber mais. 


O que esperar do mercado imobiliário em 2023?


Negociações de compra e venda tendem a continuar crescendo no próximo ano, visto que o mercado apresenta solidez. No Brasil, imóveis são considerados ativos consolidados e seguros, atuando como uma reserva de valor. Isso significa que quando há um momento inoportuno, como uma crise financeira, os imóveis não sofrem em questão de rendimento e lucros. 


Por esse fator, espera-se que em 2023 os dados sejam igualmente favoráveis a 2021. Neste ano, a venda de novos imóveis cresceu em 46,1% somente no primeiro semestre, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


Esse é um reflexo positivo, visto que o mercado imobiliário foi o setor que melhor se recuperou durante a pandemia. 


Assim, a expectativa é uma continuidade dessa movimentação, onde novos empreendimentos serão lançados, impulsionando as vendas. 


Tendências para o mercado imobiliário no próximo ano


Com um novo ano chegando, novas tendências são projetadas em relação ao setor. Uma vez que o mercado continua a trabalhar pontos priorizados na pandemia, observa-se uma procura maior em questão de localização e lazer. 


As famílias buscam imóveis mais confortáveis e amplos, com uma boa oferta de lazer no próprio condomínio. A tendência dos condomínios clubes não é uma novidade e a cada ano ganha mais força. 


Deste modo, alguns pontos influenciam na hora da compra:



  • Localização: o consumidor busca por regiões com melhores vias de acesso, que facilite o deslocamento, e uma boa oferta comercial;
  • Imóveis mais amplos: os compradores também estão procurando imóveis mais confortáveis e fugindo do padrão atual em relação ao tamanho dos apartamentos. Plantas com média de 90 a 120m² são bem vistas, ainda mais se tiver melhor disposição de dormitórios. Mais vagas na garagem também são priorizadas;
  • Lazer: a disponibilidade de itens convencionais é uma boa influência para a decisão de compras. Por isso, projetos com piscinas, academias, salões e praças de convivência chamam a atenção. Melhor ainda se houver outros itens, como coworking, pet place, terraço gourmet, entre outros.


Novo perfil do consumidor


Em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), a Brain Inteligência Estratégica apresentou um levantamento com dados para 2023. As tendências para o mercado imobiliário mostram as percepções dos consumidores em relação a compra.


Dos 850 entrevistados nas 5 regiões brasileiras, 85% dos consumidores compraram um imóvel nos últimos 12 meses. Dessas unidades, 69% foram para moradia e outros 16% uma segunda residência para investimento ou lazer. 


O consumidor ainda carrega reflexos da pandemia e sua intenção de compra traz características bem definidas. Hoje ele procura imóveis mais espaçosos, que atendam suas necessidades pessoais, de trabalho e lazer. 


Sendo assim, o conforto é priorizado na escolha do imóvel e pode ser um fator decisivo para o fechamento da compra. 


Por esse fator, o mercado imobiliário tem investido em empreendimentos que atendam essas necessidades. Além da ampliação das plantas, entregando maior conforto interno, também disponibilizam mais opções de lazer que atendam a toda família. 


Aqui na Lorenzini, por exemplo, os dois novos empreendimentos (VidaBella e VistaBella), foram projetados conforme o novo perfil do consumidor. Em ambos os projetos, há disponibilidade de mais de 30 itens de lazer e apartamentos mais amplos.


Você pode conhecer mais desses projetos falando com um de nossos consultores e agendando uma visita ao decorado. Clique aqui para saber mais detalhes! 


 



Eu concordo em receber comunicações e ofertas personalizadas da Construtora Lorenzini.